Artigos
Publicada em 29/12/2017 - 21h10min

Renato Ramos

Planejamento

Amanhã o ano chega ao fim e não há como não tomar um susto e pensar o quanto ele passou rápido. Tão rápido que nem deu tempo de parar para pensar o próximo, que já chega em uma segunda, dia mais que perfeito para iniciar novos ciclos. Depois do país passar por um ano conturbado e em meio a diversas crises, temos que cultivar a esperança de que 2018 chegue para ser a mudança, mas isso só é ocorrerá caso essas mudanças aconteçam a todos. Não existe forma mais eficiente de evitar crises e mudar a forma de fazer as coisas do que com planejamento. Planejar o que será feito no futuro pode ser o ponto que irá definir se ele será positivo ou negativo. Trata-se de criar um plano que otimize o alcance de objetivos firmados para aquele ano, por meio da elaboração de cronogramas, organização financeira e plano de ações.
Antes de iniciar o planejamento do próximo ano, é interessante realizar um feedback desse que termina, verificar o que foi realizado de relevante, quais as aquisições importantes, qual meta pessoal foi batida, e, após essa autoavaliação, questionar quais pontos não foram realizados e por quais motivos. A partir desse resultado,  iniciar a organização do próximo ano ficará mais fácil.
Traçar as metas para o próximo ano é o momento de pensar a longo prazo e criar objetivos, além de metas a serem cumpridas em um futuro mais próximo, que necessitam de uma maior preparação e otimização de tempo e empenho. Após decidir onde se quer chegar, pode-se iniciar a etapa de planejamento estratégico, que é o momento onde se define como conquistar esses objetivos, verificando as estratégias a serem tomadas.
Definidas as estratégias é preciso determinar como isso será feito, fazendo um levantamento de quais recursos serão necessários para alcançar os objetivos, e como obtê-los, além de criar um cronograma com prazos para cada ação. Agora é arregaçar as mangas e seguir o planejamento com seriedade para sair da estagnação. Que todos tenham um 2018 cheio de paz, muita luz e regado de objetivos cumpridos.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos