Editorial
Publicada em 09/12/2017 - 20h50min

Inclusão de verdade

O tema inclusão social já é forte há alguns anos em todo mundo, porém, os resultados práticos são muito lentos. No caso de deficientes físicos, por exemplo, é raro ver um deles matriculado em escolas que não sejam especiais. Isso porque falta estrutura, tanto escolar quanto aos professores, que precisam ser capacitados para lhe dar com este público que exige demandas diferenciadas. No caso das mulheres, muitas questões estão mudando para melhor, mas ainda é fácil notar que os direitor não são iguais aos dos homens. Os negros ainda precisam lutar muito para conseguir uma contratação em uma empresa, principalmente em cargos de confiança.
Claro que existe um esforço por parte de grandes grupos políticos e sociais por um mundo mais inclusivo, mas também vemos muitas promoções em cima do tema visando apenas a boa imagem e o bem próprio. No entanto, definitivamente isso não é o que está prestes a acontecer no Alto Tietê em relação à inclusão tecnológica.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), apresentou na semana retrasada o programa Internet para Todos. A ideia é que a região receba os primeiros pilotos do projeto que promete disponibilizar conexão para as áreas que não são atendidas pelas operadoras. Para participar, os prefeitos precisam aderir ao programa. A expectativa é que cada beneficiário pague uma taxa de R$ 35 por mês pela Internet. Se aderido pelas prefeituras da região, o programa ajudará os municípios a darem um salto enorme em relação à inclusão social na esfera tecnológica que, consequentemente, traz a inclusão à informação.
A iniciativa é tardia, mas muito elogiável. Isso é inclusão social, de fato. Sorte do Alto Tietê, escolhido a dedo para ser piloto de um projeto que pode fazer a diferença para a população. Neste mundo cada vez mais conectado, é um absurso deixar a grande massa de fora do que hoje é a ferramenta básica da informação. Antenas gratuitas em bairros periféricos, acesso ao wifi, e telefonia celular: todos precisam. Há tempos não noticiávamos algo tão positivo. Prefeitos, agora é com vocês.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos