Editorial
Publicada em 12/12/2017 - 22h28min

Tempos modernos

Reportagem especial publicada nos jornais do Grupo MN, no domingo, mostrou que Mogi das Cruzes quer se transformar em uma espécie de "polo nerd", promovendo uma série de eventos do gênero. Na cidade, há até lanchonete temática, que estimula o cliente a "mudar de fase" do cardápio, conforme vai avançando em alguns jogos, que vão de RPG a games variados. Na capital, já há estabelecimentos desse tipo e a região começa a se atualizar com as grandes novidades no setor. Quem ganha com isso são os consumidores e o próprio município.
De olho nos tempos modernos, Mogi tem acompanhado e se adaptado à nova realidade, lançando wi-fi em alguns ônibus e aplicativos como o "Fala Mogi", onde os munícipes podem reclamar para a Ouvidoria da Prefeitura sobre terrenos abandonados e buracos nas ruas, e o "Semae Conecta", que possibilita que o cidadão indique vazamentos de água, esgotos e outros serviços. O Polo Digital na cidade foi outra iniciativa que poderá firmar parcerias, futuramente, com aceleradoras de startups, conforme sugeriu o vereador Caio Cunha (PV) - parlamentar que, aliás, tem sabido usar de forma eficiente a internet e as redes sociais.
Na região, também é comum noticiarmos, constantemente, inscrições abertas para processos seletivos de universidades virtuais (muitas delas gratuitas). Fora as instituições de cursos técnicos ou superiores a distância, que têm surgido cada vez mais no mercado. Portanto, com a falta de tempo e as implicações no trânsito - cada vez mais carregado e caótico -, aliados às facilidades tecnológicas dos smartphones, dispositivos portáteis e conexões gratuitas ou compartilhadas, não estudar hoje, por falta de oportunidade, parece não ser uma desculpa lógica.
O fato é que o mundo está cada vez mais digital e a informatização dos processos permite o acesso à informação de forma muito mais condensada e rápida. O título de eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão se tornando digitais, são alguns exemplos disso. Enfim, facilitar o cotidiano das pessoas e otimizar o tempo escasso, encurtando as distâncias, tem se tornado uma realidade bastante necessária. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos