Autonews
Publicada em 06/01/2018 - 22h00min

Eco ganha sistema de montagem avançado

Foto: Divulgação

Nova tecnologia destaca-se por oferecer alta precisão para a montagem
A Ford introduziu um novo sistema de montagem de carroceria com medição a laser na sua fábrica de Camaçari, na Bahia, para a produção do EcoSport 2018, similar ao aplicado na moderna unidade que produz o Mustang em Flat Rock, nos Estados Unidos. A nova tecnologia destaca-se por oferecer alta precisão nos parâmetros de montagem.
Os investimentos na fábrica foram iniciados há dois anos e incluem também a instalação de 22 novas máquinas robotizadas na área da carroceria, novos manipuladores e equipamentos na linha de montagem e um amplo programa de treinamento para todos os operadores.
O sistema a laser, chamado "Net Forming & Piercing", garante um altíssimo nível de ajuste na montagem da parte dianteira do veículo. Ele escaneia cada peça individualmente e, por meio de cálculos vetoriais, fornece aos robôs os pontos exatos para a sua furação.
"O Novo EcoSport é o segundo veículo no mundo, depois do Mustang, a utilizar esse processo. Ele elimina eventuais variações dimensionais nas peças e traz uma precisão maior na montagem, com tolerâncias de menos de meio milímetro", diz Silvio Illi, gerente do Complexo Industrial Ford Nordeste.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos