Cidades
Publicada em 11/01/2018 - 22h51min

Itaquá

Projeto 'Nascer Feliz' retorna hoje

Programa é voltado para as gestantes em situação de vulnerabilidade social, visando orientação e assistência

Em janeiro, os encontros de gestantes do "Nascer Feliz" serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Monte Belo, Maragogipe e Jardim do Carmo. As palestras e oficinas do projeto estão previstas para ocorrer entre hoje e quinta-feira da semana que vem. Empregabilidade, benefícios sociais, violência doméstica e obstétrica, dicas de amamentação e de massagem para o bebê, bem como direitos sexuais e reprodutivos são os temas abordados.
A iniciativa é voltada para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e atendidas pela rede municipal de saúde. O projeto "Nascer Feliz" é realizado por meio da parceria das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade.
O projeto prevê quatro encontros de gestantes, envolvendo palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez.
Hoje haverá palestra do "Nascer Feliz" na UBS Monte Belo, às 14 horas, onde será apresentado o projeto e abordado o tema "Violência Obstétrica". Já na próxima quarta-feira o mesmo tema será discutido na UBS Maragogipe, às 11. O projeto segue na quinta-feira para UBS Jardim do Carmo, unidade onde as gestantes terão orientações sobre benefícios sociais, a partir das 11 horas.
No final de cada ciclo, as gestantes que concluírem a sua participação no projeto recebem um enxoval com diversos itens para recém-nascidos, incluindo manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos.
A secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a Dona Jô, afirmou que a iniciativa visa atender as primeiras necessidades do neném ao nascer. "Nosso foco é levar informação para as mãezinhas e dicas importantes. Aproveitamos também para orientá-las quanto aos seus direitos. Ao concluirmos essa etapa, as gestantes recebem um pequeno enxoval para o neném, no entanto, o objetivo maior é prepará-las para etapa que estão vivendo".
Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres no telefone 4753-5291.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos