Cidades
Publicada em 30/01/2018 - 22h41min

Joel Leonel Zeferino

Bom projeto

Não sou arquiteto e urbanista, mas como atuo no segmento imobiliário, automaticamente, estou sempre atento às construções de infraestrutura e edificações gerais das cidades. Quase todas as que conheço no Brasil não advêm de projeto ou são mal projetadas.
É fácil perceber isto, por exemplo, observando as dimensões das quadras, leitos carroçáveis e calçadas, paisagismo, praças, tamanhos de lotes, distribuição geral das edificações horizontais e verticais, dentre outros. Além das dimensões, pela própria aparência, podemos avaliar a qualidade desses elementos todos e, em regra, novamente, temos muito a lamentar em relação a isso, chegando à conclusão de que, neste aspecto, claramente, o Brasil é um país não projetado ou mal projetado.
Por outro lado, vemos cidades e países do mundo em situação pior, mas também há outros tantos em condição muito melhor. Nossa referência deve ser esta última, afinal, se alguém faz bem, nós também podemos fazer. Costumo insistir com as equipes que, em quase tudo da vida são necessários: bom projeto, orçamento adequado e cronograma físico-financeiro otimizado - isto é planejamento bem feito! Agora, se não há bom projeto, toda a base está comprometida e toda a construção se dará desordenadamente, sob tentativa e erro, remendos e afins, implicando os maus resultados. O ponto aqui não é, mais uma vez, murmurar e constatar o óbvio, mas, sim, chamar a atenção para o fato de que sempre é possível acertar ou mudar para melhor. Isto vale para arquitetura e urbanismo, mas, também, para a nossa vida, para a política e para o Estado.
A saída está num bom e claro projeto, num orçamento otimizado - porque o Brasil precisa disto mais do que nunca - e num cronograma físico-financeiro exequível, mas com prazos mínimos e rígidos. Podem-se incluir aqui, metas e prêmios, mas será necessária uma liderança comprometida, organizada, disciplinada e capaz, além de um povo engajado. Utopia? Quem sabe, não! 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos