Cidades
Publicada em 31/01/2018 - 21h56min

Luana Nogueira
Mudanças

Passagem de nível da Deodato será fechada para veículos

Ação foi tomada pela Secretaria de Transportes em razão da abertura do túnel I, programada para esse sábado

Foto: Mogi News

Espaço somente poderá ser usados pelos pedestres
A partir das 6 horas do sábado, a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer será fechada definitivamente para o tráfego de veículos. Apenas os pedestres poderão circular. A medida será tomada em decorrência da abertura do túnel I da praça Sacadura Cabral. O trecho entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Navajas receberá vagas de Zona Azul e passagem de veículo pelo ponto estará autorizada. As mudanças foram anunciadas ontem pelo secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
A cerimônia de inauguração do túnel será no sábado às 10 horas, mas a passagem para os veículos será autorizada a partir das 14 horas, bem como a liberação de ruas próximas. De acordo com Almeida, a administração municipal decidiu implantar um sistema de plantão com um guincho para atender possíveis incidentes nos dois túneis. Ainda não foi definido se o veículo será próprio ou terceirizado. O secretário ressaltou que mesmo no caso de acidentes ou pane mecânica, existem alternativas para o trânsito não parar.
Na manhã do sábado, equipes da Secretaria de Transportes estarão nos principais acessos para orientar os motoristas sobre o fechamento da passagem de nível. Os veículos poderão seguir pela Deodato Wertheimer até a altura da Navajas, onde obrigatoriamente terão que acessá-la. A medida foi tomada para garantir a continuidade de circulação no trecho de comércio.
A Prefeitura também instalou um semáforo inteligente no cruzamento da avenida Adhemar de Barros e rua Campos Sales. O equipamento estará sincronizado com a passagem de nível da rua Campos Sales para ordenar o trânsito dos veículos que deixam o túnel I e vem da Doutor Ricardo Vilela.
A partir das 14 horas, o trânsito da rua Engenheiro Gualberto, que se manteve interrompido durante execução da obra do túnel, será reaberto. A Secretaria de Transportes também anunciou mudanças na mão de direção do trecho da rua Flaviano de Melo. Entre as ruas Basílio Batalha e Campos Sales, os motoristas poderão seguir apenas sentido centro.
A expectativa é que cerca de 700 veículos passem por hora pelo novo túnel, que ligará a rua Cabo Diogo Oliver a avenida Adhemar de Barros. A estrutura contará com um radar de 40 km/hr. "Vamos monitorar tudo e fazer as adequações necessárias", informou o secretário.

Circulação de algumas linhas de ônibus sofrerão alterações

Com a abertura do túnel I, a Secretaria de Transportes fará mudanças nos itinerários de ônibus municipais e intermunicipais a partir das 14 horas do sábado

Com a abertura do túnel I, a Secretaria de Transportes fará mudanças nos itinerários de ônibus municipais e intermunicipais a partir das 14 horas do sábado. Segundo o secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, os coletivos voltarão para o trajeto que utilizado antes das obras.
As linhas municipais que terão alterações são: Circular Central (C002), Alto do Botujuru (C601), Botujuru (C602), Sabaúna via Tronco (C691) e Jardim Maricá via Cabo Diogo Oliver (C702). Essas linhas transportam 10,9 mil passageiros por dia e circularão pela avenida Francisco Rodrigues Filho, e ruas Doutor Deodato Wertheimer, Salvador Cabral, Cabo Diogo Oliver, avenida Adhemar de Barros, rua Basílio Batalha até chegar ao Terminal Central pela rua Flaviano de Melo.
São 197 viagens realizadas diariamente nessas linhas municipais. "Os ônibus terão economia de 15 minutos e um quilômetro no trajeto", disse Almeida.
Os intermunicipais que terão alteração são os de Salesópolis e Biritiba Mirim. Eles trafegarão pela avenida Fernando Pinheiro Franco, e ruas Basílio Batalha, Flaviano de Melo, Campos Sales, Engenheiro Gualberto, Cabo Diogo Oliver, Américo Rodrigues, Deodato Wertheimer até alcançar a avenida Francisco Rodrigues Filho. São 138 viagens por dia.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos