Artigos
Publicada em 19/01/2018 - 21h29min

Renato Ramos

Contas de janeiro

O ano se inicia e acompanhado dele chegam os carnês de impostos, anuidade do cartão, material escolar, entre outras contas, que vêm todas juntas e não podem deixar de ser pagas. Além das contas habituais, temos de adicionar todos os demais débitos que chegam em janeiro, o que pode apertar e muito o orçamento.
Caso o orçamento do fim do ano seja utilizado de maneira responsável, quitando todas as dívidas existentes e deixando algum dinheiro livre em janeiro, é possível até reduzir o valor de alguns encargos. O IPVA e o IPTU, por exemplo, podem ser parcelados em diversas vezes, entretanto, quando pagos à vista têm desconto, fazendo com que o valor economizado possa ser utilizado em outras despesas.
O material escolar também é algo que não se pode deixar de lado, e a cada ano, a lista de itens parece aumentar. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é pesquisar muito bem antes de ir às compras, o que é essencial quando se quer economizar. Uma análise bem realizada pode ser responsável por uma economia de até três dígitos. Hoje temos disponíveis sites que entregam a relação de preços por loja, já ofertando os locais mais baratos.
Anuidade de cartões de crédito também podem ser negociadas, contatando as empresas  pode se chegar a acordos com o parcelamento do valor ou até mesmo um significativo desconto. Além disso, já existem diversas empresas de crédito que oferecem cartões sem nenhum custo de anuidade ou seguro. Algumas delas oferecem também conta corrente vinculada ao cartão, sem custos de manutenção ou qualquer tipo de taxa. Transferências e saques podem ser feitos sem limite e tudo gratuitamente.
Reservar o 13º para custear as dívidas do início do ano pode ser uma ótima solução, mas isso apenas é viável caso não existam contas acumuladas. Em último caso, utilizar o cheque especial ou pagar com o cartão de crédito pode ser uma opção. E para não passar por apertos novamente, se planeje para o próximo ano para que em janeiro as contas já estejam na ponta do lápis.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos