Artigos
Publicada em 22/01/2018 - 22h49min

José Luiz Penna

Parceria constante

Desde abril de 2017, a Secretaria do Estado da Cultura passou a ter um lema: falar com todos. De lá para cá, não foram poucas as vezes que foram recebidos artistas e produtores culturais dos mais diversos setores, do samba ao teatro, do cinema ao circo, da literatura às artes plásticas - e, logo, por meio dessa ampla quantidade de manifestações culturais, chegamos a todos os públicos.
Naturalmente, essa variedade se fez presente nos projetos, entre eles a Virada Cultural Paulista, que em sua 11ª edição se fortaleceu como o maior evento do interior e litoral de São Paulo, com 552 atrações em 22 cidades do Estado. Com o Circuito Cultural Paulista chegamos à marca das 104 cidades contempladas, com 859 espetáculos para aproximadamente 141 mil pessoas, e o Viagem Literária, que atendeu 90 cidades e possibilitou o encontro de escritores jovens e veteranos com mais de 40 mil crianças e adolescentes.
Esta Secretaria também estimula a economia criativa do Estado - um direcionamento importante, especialmente em tempos de aguda crise econômica nacional.
Os editais do ProAC (Programa de Ação Cultural) são exemplos de ações que descentralizam a concessão de recursos. Em 2017, foram lançados 43 editais, distribuídos em 12 segmentos artísticos/culturais, com 416 prêmios - cerca de 11% a mais em relação a 2016.
Especificamente para a área cinematográfica, assinei, no mês de setembro, a resolução nº 50, que formaliza e regulamenta o aporte de incentivo fiscal via empresas estatais ao Programa de Fomento ao Cinema Paulista. Essa resolução garante reserva de 3% do imposto devido da Sabesp. 
Acreditamos - eu e o secretário-adjunto Romildo Campello - que esta Secretaria de Estado é uma parceira possível para aqueles que também veem a Cultura como fundamental. Para ampliar a integração com o interior, promovemos, no mês de julho, o primeiro Encontro de Dirigentes de Cultura do Estado de São Paulo para debatermos juntos a integração e a difusão da política cultural do Estado. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos