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Publicada em 29/01/2018 - 22h43min

BrunoCaetano

Seja a solução

Por que o consumidor escolheria sua loja, seu produto ou serviço e não o concorrente? Se você titubeou para responder, é melhor pensar no assunto. Ter um diferencial é importantíssimo para aumentar as chances de sucesso de qualquer empreendimento.
Por mais simples que seja seu negócio, sempre é possível apresentar algo que chame a atenção do cliente a ponto de influenciar a decisão de compra. Isso é vital para o empreendedor, considerando a competição acirrada existente entre quem vende produtos iguais ou semelhantes, entre empresas localizadas perto ou longe - o comércio online eliminou distâncias - e entre empresas de segmentos diferentes, mas que disputam o mesmo público-alvo.
O consumidor quer satisfazer suas necessidades e desejos. É fundamental saber qual a "dor" dele e oferecer a solução. Quando alguém compra um produto, não leva apenas o item físico, mas sua representação. A carne para o churrasco significa descontração, reunião de amigos e família; a roupa nova é a imagem da pessoa para o mundo, elevação da autoestima; o televisor com tela maior é aproximar-se do time do coração e poder vibrar ainda mais a cada gol.
Você tem de deixar evidente que seu negócio possui o que o consumidor procura a ponto de convencê-lo a gastar dinheiro com você e não no estabelecimento ao lado. Você pode se destacar com melhor atendimento, agilidade na entrega, preço baixo, qualidade, mercadorias exclusivas, pós-venda eficiente e assim por diante. Sua empresa tem de ser o caminho para a realização do cliente.
Isso se faz conhecendo bem o público-alvo e sua demanda. Em termos de negócio, a vantagem ofertada deve ser sustentável. Se sua aposta de diferencial é somente vender barato, como fica quando o concorrente adotar a mesma estratégia? Tudo o que um faz o outro pode copiar, por isso invista em mais de uma frente, vá além. A combinação de benefícios vai diferenciar seu negócio dos demais, torná-lo único e mostrá-lo capaz de suprir a carência do consumidor. Seja o primeiro a aparecer com a solução para o cliente e conquiste-o.
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