Cidades
Publicada em 02/02/2018 - 19h54min

Febre amarela

Município recebe um lote de vacinas fracionadas

Mogi das Cruzes inicia nesta segunda-feira uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a febre amarela que atenderá toda a população

Foto: Guilherme Berti/PMMC

Equipe técnica realizou treinamento com profissionais que aplicaram as doses
Mogi das Cruzes inicia nesta segunda-feira uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a febre amarela que atenderá toda a população. O município pediu e foi atendido pelo governo do Estado com o fornecimento das doses fracionadas da vacina, o que possibilitará a imunização de mais 60 mil pessoas nas próximas semanas. Na sequência, novos lotes serão enviados para cobertura total do município.
A dose fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão. Mesmo aplicada em volume menor, a vacina confere a mesma proteção da dose padrão. A diferença está na duração da imunidade: a dose padrão é para toda a vida e a dose fracionada tem a duração de até oito anos, conforme estudo apresentado pelo Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo durante reunião realizada na última semana.
"Não há motivos para preocupação porque a proteção é a mesma. Nosso objetivo é ampliar a cobertura e garantir acesso à vacina para todos os mogianos", explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis. Para isso, a pasta iniciou ontem o treinamento da equipe técnica responsável pela vacinação nas unidades de saúde.
Até o momento, Mogi imunizou 260.884 pessoas, atingindo a meta inicialmente proposta pelo Governo do Estado, de 220 mil, no dia 17 de janeiro. A ampla imunização é resultado de uma campanha cautelar em andamento desde o mês de novembro, com diversas ações como a vacinação sítio a sítio, a abertura de unidades estratégicas aos sábados, adoção de senhas, horário noturno em algumas unidades, vacinação exclusiva para idosos e agendamento para viajantes e pessoas com deficiência, entre outros facilitadores.
Locais de Vacinação
Nesta segunda, a dose estará disponível nas 18 unidades atuais. Mas, com o fracionamento das doses, Mogi volta a oferecer, a partir de terça, a vacina contra a febre amarela em todas as unidades de saúde. A vacinação em período noturno também será mantida para oferecer uma oportunidade às pessoas que trabalham durante o dia. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos