Cidades
Publicada em 03/02/2018 - 17h47min

Rinaldo Junior *
Levantamento

Alto Tietê registra 129 mortes em acidentes de trânsito em 2017

Mogi é a cidade que mais teve mortes em colisões no ano passado; em toda a região foram, em média, 11 vítimas fatais por mês

Foto: Divulgação

Município mogiano teve aumento de 18% nos casos, comparando 2016 com 2017
Durante o ano de 2017, houve 129 mortes em acidentes de trânsito em todo o Alto Tietê, segundo os dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Entre as dez cidades que contemplam a região, Mogi das Cruzes foi a que mais registrou falecimentos em colisões. Em contrapartida, Salesópolis foi o município que menos teve ocorrências do tipo. Os números ainda revelam um aumento de 18% no número de mortes em acidentes de trânsito na região, em relação às ocorrências do gênero no ano de 2016. 
O balanço informa que houve, em média, 10 vítimas fatais por mês na região, durante o ano passado. No entanto, apenas as cidades de Mogi e Salesópolis apresentaram queda nessas estatísticas. Mogi com redução de 4% e Salesópolis com -3%, se comparados 2016 com 2017. Já Arujá, Biritiba-Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Suzano são os municípios que relataram um aumento no número de mortes, ao passo que as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Poá se mantiveram com a mesma quantidade de ocorrências, registrando, ambas, três casos de mortes no trânsito durante 2017. 
Mogi, aliás, é a cidade que mais teve acidentes no ano passado. Dentre as dez cidades da região, 30% desses casos ocorreram nas vias mogianas. No entanto, o município de Salesópolis tem 1,57% das mortes registradas pela Secretaria de Segurança.
Em comparação com o ano de 2016, Mogi se mantém como a cidade que tem o trânsito mais violento. Durante o mesmo ano, Guararema foi o município que não teve nenhum registro de acidente. Já em 2017, Guararema teve oito mortes de natureza culposa (não intencional) no trânsito.
A cidade de Suzano, em 2017, foi a única que registrou mortes em acidentes de trânsito de natureza dolosa (intencional), que são os norteados por negligência, imprudência ou imperícia. Os casos de mortes em acidentes em geral, em Suzano, também representam 17% das ocorrências registradas em todo o Alto Tietê, o que classifica a cidade como a segunda da região que mais teve mortes em colisões.
* Texto supervisionado pelo editor.

Confira os números

Doloso por acidente Culposo por acidente
Arujá 0 12
Biritiba-Mirim 0 4
Ferraz de Vasconcelos 0 3
Guararema 0 8
Itaquaquecetuba 0 24
Mogi das Cruzes 0 39
Poá 0 3
Salesópolis 0 2
Santa Isabel 0 12
Suzano 2 20
Total 2 127
Obs.: Doloso é quando há intenção de produzir aquele resultado, no caso, o acidente, e culposo quando não é intencional.
Fonte: Site da Secretaria da Segurança Pública
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos