Cidades
Publicada em 03/02/2018 - 20h00min

Luana Nogueira
mobilidade

Mogiano recebe novo túnel e espera melhorias no trânsito

Segunda passagem foi inaugurada ontem; expectativa é que circulação de veículos tenha mais fluidez no centro

O segundo túnel do complexo viário Tirreno Da San Biagio, que liga a rua Cabo Diogo Oliver e a avenida Adhemar de Barros, foi inaugurado ontem. O projeto completo teve início no final de 2015, incluindo a primeira passagem entregue em 2016. A obra promete desafogar o trânsito da área e trazer mais fluidez. A expectativa é que o complexo receba 700 veículos por hora. No total, foram investidos
R$ 128 milhões, sendo a maior parte de recursos do Governo Federal. Agora, o próximo passo será realizar obras de recuperação no entorno dos túneis. O prefeito Marcus Melo (PSDB) também anunciou a revitalização de ruas do centro.
O complexo viário era uma das obras mais aguardadas da cidade. "É a maior obra de mobilidade urbana da história de Mogi. Acabou o transtorno que era o fechamento das passagens de nível a cada três minutos para que os trens pudessem passar, o que causava longos congestionamentos no centro da cidade. É mais qualidade de vida para os motoristas, que conseguirão chegar aos seus destinos com mais rapidez", ressaltou Melo.
O prefeito anunciou que intervenções complementares serão realizadas ao redor do complexo. "É uma grande obra, mas que ainda vai avançar mais, com a urbanização do entorno, cujos projetos estão sendo executados. Nosso objetivo é realizar uma revitalização completa naquele espaço".
Sobre as melhorias da área próxima aos túneis, o secretário de Obras, Walter Zago, detalhou o projeto que deve ser concluído em março. "Faremos a licitação para a execução dessas obras. Os recursos estão garantidos dentro do mesmo convênio dos túneis. A ideia é revitalizar as praças e calçadas no entorno. Fazer um trabalho completo nos locais que tiveram impacto, como as ruas Cabo Diogo Oliver e Hamilton da Silva e Costa, além das praças Sacadura Cabral e Oswaldo Cruz", acrescentou.
No momento, a Prefeitura também analisa a sugestão para a criação de um novo acesso na região.
Para a assistente social Marcela Rocha, de 63 anos, a construção do complexo viário vai mudar a cara do centro. "Era uma obra aguardada. Ela será um divisor na cidade, não tenho nenhuma dúvida. Acho que o comércio da região do Mogilar vai melhorar, pois acesso vai favorecer", afirmou.
A auxiliar de desenvolvimento infantil Liliane Aparecida Pinto, 44, acredita que os túneis colaborarão para a expansão do comércio, além do fim dos congestionamentos. "Acho que o trânsito vai melhorar muito", disse.
  • Em seu discurso, Melo afirmou que motoristas terão mais qualidade de vida
  • Liliane: 'O trânsito e o comércio vão melhorar'
  • Marcela: 'Obra é um divisor na cidade'

Ruas do centro serão revitalizadas

Durante entregue do segundo túnel construído no centro de Mogi, o prefeito Marcus Melo (PSDB) anunciou que outras ações para melhor a fluidez do trânsito e que estão incluídas no programa Move Mogi, serão colocadas em prática nos próximos meses

Durante entregue do segundo túnel construído no centro de Mogi, o prefeito Marcus Melo (PSDB) anunciou que outras ações para melhor a fluidez do trânsito e que estão incluídas no programa Move Mogi, serão colocadas em prática nos próximos meses. De acordo com ele, 50 semáforos instalados em cruzamentos do centro e outros corredores serão operados a distância, pela Central Semafórica, que deve reduzir o congestionamento.
Melo informou também que as ruas da região central passarão por um processo de revitalização seguindo o modelo que foi implantado na rua Flaviano de Melo.
"Serão beneficiadas as ruas Doutor Deodato Wertheimer, Paulo Frontin, Coronel Souza Franco, Moreira da Glória e Presidente Rodrigues Alves. Todas receberão acessibilidade, bancos, nova iluminação e paisagismo. É uma forma de valorizar os pedestres e de redescobrir o centro, atraindo pessoas e aumentando o fluxo de consumidores, com reflexos para o comércio e a valorização da cidade", ressaltou. (L.N.)

Agentes acompanham percurso

Desde às 14 horas de ontem, o segundo túnel do complexo viário do centro já recebe veículos . Os primeiros carros foram acompanhados por agentes de trânsito em motocicletas

Desde às 14 horas de ontem, o segundo túnel do complexo viário do centro já recebe veículos . Os primeiros carros foram acompanhados por agentes de trânsito em motocicletas. Um grupo ficou no trecho orientando os motoristas sobre o novo acesso de 426 metros de extensão que liga a rua Cabo Digo Oliver e a avenida Adhemar de Barros. Além da abertura da passagem, o semáforo da avenida Adhemar de Barros, no cruzamento com a rua Campos Sales, também foi ligado. A rua Engenheiro Gualberto, que permaneceu fechada no período de obras, já está liberada para o tráfego de veículos.
Também na manhã de ontem foi fechada de forma definitiva a passagem de nível da rua Doutor Deodato Wertheimer. A travessia da linha do trem pode ser feita apenas por pedestres. 
Para beneficiar consumidores e comerciantes da região, serão implantadas em breve vagas de estacionamento controlado no quarteirão da rua Doutor Deodato Wertheimer entre as ruas Doutor Ricardo Vilela e Navajas. Além disso, na calçada próxima à linha foram realizadas intervenções de melhoria da acessibilidade, beneficiando a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. (L.N.)
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos