Cidades
Publicada em 06/02/2018 - 22h42min

Raul Rodrigues

Shakespeare

Pouco dado à leitura, não se assuste: a William Shakespeare é atribuída a redação de 38 peças de teatro, sonetos famosos, além de outros poemas onde foram utilizadas cerca de 21.000 palavras diferentes. A ele é creditada, pelo Oxford, a introdução de cerca de 3.000 novas palavras na língua inglesa. Não é à toa que expressões constantes de suas obras tornaram-se peças anônimas, de uso diário, para o idioma Inglês. E por que não para o português, via tradução?
A maior parte das pessoas desconhece que frases de efeito usadas todos os dias foram criadas por Shakespeare, como parte integrante de sua obra! Expressões que ao serem usadas dão um toque cultural ou de desabafo no dia-a-dia, estão na sua obra. Expressões do bardo, são muito usadas no discurso cotidiano, na maior parte das vezes meramente usadas sem nos dar conta que as estamos tomando de empréstimo de sua pra lá de maravilhosa criação! "Tudo vale a pena", "Vale quanto pesa" "Que o diabo o carregue", inclusive! "Ser ou não ser: eis a questão", contrapondo-se a "ter ou ser", são algumas das expressões mais célebres da literatura e citadas quando menos se espera.
Políticos chafurdam fundo no acervo de citações como: "Fair Play", "Conclusão já manjada", "De uma penada só" e "Isso é o fim do mundo"! Falando de autores famosos você sabia que: "foi bom enquanto durou", "não vou ceder uma polegada", e "nunca antes neste país" são frases dele, muito antes do Lula nascer? Outras citações famosas dele: "Quero que tudo vá para o inferno", viu Roberto Carlos!, "Dias melhores já foram vistos", "Um prato para os deuses", usadas com frequência e, até como paródia para algo que não se entende: "para mim é grego"! E se quiserem ampliar na tarefa, como "a tua auto-estima ser verdade" se tornaram pérolas de sabedoria socialmente faladas. Assim inúmeras citações já se tornaram expressões do cotidiano, como ditos apenas para dar ênfase a certa expressão como "prata da casa", usada em entreveros futebolísticos, e também uma das muitas citações do bardo!
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos