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Publicada em 10/02/2018 - 18h56min

expectativa

Corredor Metropolitano deve começar trabalhos por Arujá

Cidade é considerada a mais avançada do ponto de vista de projeto e tem menos problemas de desapropriação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Arujá

Diversas autoridades compareceram à audiência realizada na última quinta-feira
A conclusão do projeto executivo até abril e a probabilidade de iniciar as obras por Arujá foram dois dos pontos abordados pela equipe técnica da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em audiência pública de apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Corredor BRT Perimetral Alto Tietê, promovida na última quinta-feira, pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, no Clube União, em Arujá.
Além da cidade, o empreendimento de mobilidade urbana passará pelos municípios de Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos, que também receberam audiências públicas nos últimos dias, uma das etapas do licenciamento ambiental. A previsão para o começo efetivo das obras é de três anos.
Segundo os técnicos da EMTU e o geólogo Walter Faria, da WALM Engenharia, empresa responsável pelo EIA/Rima, Arujá é o município mais avançado do ponto de vista de projeto e o que tem menos problemas de desapropriação. "É a cidade com o menor número de desapropriações e com perfil diferente das outras, uma vez que suas áreas não têm ocupação", afirmou Faria.
"É um projeto muito importante e esperamos que todas as etapas do cronograma sejam cumpridas para que as obras comecem", disse a arquiteta Cristiane Dias, da EMTU.
EIA/Rima
De acordo com o EIA/Rima, há nove áreas para desapropriação em Arujá, sendo que a maioria será doada por lindeiros do município. Ainda segundo o documento, o investimento na cidade totalizará R$ 114,2 milhões para a construção de um viaduto de prolongamento da avenida Ângelo Anunciato, uma transposição do Córrego Caputera, estações e terminal de embarque e desembarque e 3,2 quilômetros de viário. Será no município também a implantação do Centro de Controle Operacional.
O traçado em Arujá partirá do terminal a ser construído na esquina da avenida Mário Covas com a Renova dos Santos. Ele seguirá até o encontro com a SP-56, onde haverá uma transposição entre as avenidas Benedito Manoel e Ângelo Anunciato.
Colaboração
Moradores, representantes da sociedade civil e população em geral podem fazer propostas e colaborações ao projeto em até cinco dias úteis após a data da audiência. O EIA/Rima está disponível na Internet, e pode ser acessado nos sites da Cetesb (www.cetesb.sp.gov.br) e da EMTU (www.emtu.sp.gov.br). Nele é possível consultar as informações de todo o projeto do Corredor.
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