Artigos
Publicada em 09/02/2018 - 22h56min

Renato Ramos

Carnaval

O Carnaval é considerado uma das maiores festas do mundo. A folia acontece nos dias anteriores a quarta-feira de cinzas, dia que marca o início da quaresma, período esse dos 40 dias anteriores a morte de Jesus, segundo o cristianismo.
A festa é marcada por seu repertório de músicas animadas e fantasias cheia de cores e brilho. O Carnaval invade as ruas do país inteiro, tendo cada região sua característica específica. Em Salvador, por exemplo, os trios elétricos com bandas de axé tomam conta das ruas durante os dias da festa. A capital baiana é hoje um dos pontos turísticos mais visitados durante este período.
Ainda na região Nordeste temos a folia de Pernambuco, com os conhecidos bonecos de Olinda que podem chegar a até quatro metros de altura. Eles seguem os blocos pelas ruas da cidade, embalados pelo som do frevo e maracatu, ritmos musicais característicos do Estado.
Vindo para o Sudeste, temos o Rio de Janeiro, que entrou para o Guinness Book (livro dos recordes) em 2002 como o maior Carnaval do mundo. Na cidade, as ruas são tomadas por cerca de cinco milhões de pessoas por dia, aproveitando os blocos e desfiles. O Rio é a mãe do samba e precursora das escolas, que levam para a avenida diferentes personagens e temáticas, enquanto cantam a música que explica o assunto abordado.
Em São Paulo, também são realizados os desfiles de escolas de samba e de blocos carnavalescos. Há alguns anos, o Estado possuía poucos blocos, entretanto, esse número vem mudando e se aproximando ao do vizinho Rio, seguidos por milhares de foliões.
Fevereiro passou a ser o mês do Carnaval, com festas antes e depois da data, praticamente em todos os fins de semana. Quem se diverte são os foliões que fazem a festa com fantasias inusitadas e aproveitam a oportunidade para usar e abusar do glitter. Desejo a todos que aproveitem a festa com responsabilidade e moderação. E para quem não curte o Carnaval, desfrute o feriado e lembre-se, a praia é sempre uma opção.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos