Artigos
Publicada em 24/02/2018 - 00h24min

RenatoRamos

O hábito da leitura

Desde a invenção da prensa de Gutenberg, em meados de 1400, os livros passaram a chegar a uma maior parcela da população. Nos dias de hoje, podemos encontrar bibliotecas e livrarias sem muito esforço. Atualmente podemos dizer que os livros estão disponíveis a todos que se interessam, porém, não têm despertado tanto interesse como já ocorreu um dia. Com os avanços da tecnologia e todas as respostas ao alcance de um clique, a busca por livros passou a ser coisa do passado.
O que muita gente não sabe é que a leitura pode trazer muitos benefícios ao nosso dia a dia. Criar o hábito de ler ajuda na saúde física e mental, influenciando diretamente no estímulo à criatividade, além de ampliar o vocabulário. O gosto pela leitura ainda pode ajudar no futuro profissional. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, pessoas que leem de forma espontânea, além das obrigações curriculares, têm mais chances de conseguir crescer profissionalmente.
Outra vantagem de tornar a leitura algo cotidiano, é que ela pode ser utilizada como exercício para o cérebro. Quando lemos o sangue flui por áreas menos ativas e associadas à concentração. Esse hábito pode ser como um treinamento do cérebro para que ele se torne melhor em atividades que exijam compreensão e concentração.
A literatura também pode melhorar a memorização. Quando estamos lendo, a memória é estimulada a todo momento para lembrarmos de nomes de personagens, lugares e principais acontecimentos do enredo. E de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Sussex, no Reino Unido, ler é uma estratégia mais eficiente para diminuir o estresse, do que caminhar ou escutar música por exemplo.
Não há como se tornar um leitor assíduo do dia para a noite, mas iniciar uma rotina de leitura, começando por livros pequenos e com temas de interesse do leitor, podem ajudar a despertar essa paixão. Após entrar nesse mundo paralelo da leitura, aproveite e desfrute cada momento como se fosse a última página.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos