Artigos
Publicada em 02/03/2018 - 22h53min

Renato Ramos

Primeiro emprego

A maioria dos jovens hoje não fica mais em casa esperando receber a mesada ou ganhar presentes dos pais. Com a criação de vários programas de incentivo ao primeiro emprego, a busca dos adolescentes por sua própria renda vem aumentando.
De acordo com o Decreto nº 5.598 de 2005, empresas de médio e grande porte devem reservar pelo menos 5% e, no máximo 15%, de suas vagas para jovens aprendizes, com idade entre 14 e 24 anos. Diferente de um estágio comum, é feito um contrato especial de acordo com a CLT, com um prazo definido e registro na carteira de trabalho.
Esse tipo de lei ajuda na difícil tarefa de entrar no mercado de trabalho sem possuir experiência, como também com uma carga horária que favorece a conciliação de estudo e trabalho, e ainda a aquisição de habilidades específicas, aprender a respeitar hierarquias e cumprir prazos. Mas o melhor ponto é a qualificação. A empresa tem de disponibilizar um curso ao funcionário, visando sua especialização na área em que atua, o que pode levar a uma possível efetivação.
Nem todos os jovens ficam sabendo desses programas ou conseguem uma vaga, o que faz com que eles tenham de procurar emprego de outras formas. Com a tecnologia temos tudo ao alcance das mãos, e procurar emprego não fica fora disso. Diversos sites se especializaram em fazer a ponte entre as empresas e os candidatos, o que é ótimo, pois não é necessário ir até os quatro cantos da cidade para estar presente neles.
Existem empresas que publicam a vaga em busca de pessoas sem experiência, com o intuito de formar o funcionário do zero, sem vícios de outros locais, o que é positivo para os jovens. Há também portais especializados, como o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e o Aprendiz Paulista, que é um programa do Estado para empregar estudantes de Escolas Técnicas (Etec).
Com essa infinidade de formas de buscar uma vaga, está mais fácil ir em busca do primeiro emprego. Com um currículo legal e muita força de vontade, a vaga já é sua!
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos