Tribuna
Publicada em 06/03/2018 - 22h12min

Claudia Irente

Tribuna

Filiadas
Uma pesquisa feita pela Pulso Público a pedido do Movimento Transparência Partidária (MTP), que tem como coordenador o cientista político Marcelo Issa, mostra que a cada dez eleitores filiados a partidos políticos apenas quatro são mulheres. A maioria das siglas possui entre 40% e 46% de filiadas. Segundo a lei nº 9.504/1997, cada partido ou coligação deve conter no mínimo 30% e no máximo 70% de suas vagas para candidatura de cada sexo.
Representatividade
O Dia Internacional das Mulheres, comemorado amanhã, dia 8 de março, tem, em seu histórico, a luta pela igualdade. Em ano eleitoral, as mulheres, que representam 51,03% da população brasileira, segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deveriam representar pelo menos a metade do Congresso Nacional.
Quase 10%
No entanto, pesquisa feita em 2014 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres mostrou que apenas 9,9% dos deputados federais eleitos naquele ano eram do sexo feminino.
Resíduos sólidos
Em agenda com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, na última segunda-feira, em São Paulo, o deputado estadual André do Prado (PR) afirmou que o governo do Estado precisa ser parceiro das cidades do Alto Tietê em relação à disposição final dos resíduos sólidos produzidos na região. Os prefeitos Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Fábia Porto (Santa Isabel), além de secretários municipais participaram da reunião.
Destinação
O descarte correto dos resíduos é preocupação antiga no Alto Tietê. Os valores para transporte até aterros autorizados pela Cetesb no interior são elevados e oneram os cofres das pequenas cidades. O  Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) pede a implantação de um projeto que encontre uma forma de tratar os resíduos, de forma ecologicamente correta, o que poria fim às viagens para aterrar material longe da região.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos