Autonews
Publicada em 21/07/2018 - 21h37min

Novidade

Ford inicia produção de motor

A Ford já comemorou três marcos importantes da fábrica de Taubaté, no interior paulista, neste ano: os 50 anos de operação da unidade e o início da produção local do motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65.
O motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, que hoje equipa o EcoSport, também será oferecido em breve no Ka FreeStyle, mais novo utilitário compacto global da marca, junto com a transmissão MX65. O Brasil foi o primeiro a lançar o novo propulsor global e agora será um dos únicos a produzi-lo, ao lado da China, do México e da Índia, país de onde ele era importado até então.
Primeiro 1.5 do mundo com três cilindros, ele oferece um nível inédito de potência e economia de combustível, seguindo a tendência conhecida como "downsizing". Com 91,5 cv por litro, é o motor naturalmente aspirado com a maior potência específica do mercado.
Para a produção do novo motor e da nova transmissão em Taubaté, a Ford investiu em equipamentos e processos que seguem o conceito de Indústria 4.0 para garantir o alto nível de eficiência e qualidade da operação. Entre as novidades, estão a instalação de 30 robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões.
Além de flexibilidade para a produção de motores de três e quatro cilindros na mesma linha, a fábrica tem 100% dos equipamentos conectados via wi-fi para monitoramento on-line da produção, da qualidade e da manutenção de máquinas e equipamentos.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos