Cidades
Publicada em 11/07/2018 - 22h28min

Caroline Cecin*
Saúde

Em busca de ampliação, Santa Casa realiza 500 partos por mês

Projeto para ampliação da Maternidade já foi concluído, mas depende de verba estadual para ser executado

Foto: Mogi News

Hospital chegou a registrar 5 mil nascimentos em um ano; no momento setor não enfrenta superlotação
Por mais que a Maternidade da Santa Casa de Misericódia de Mogi das Cruzes esteja apresentando um número equilibrado de gestantes e bebês nos últimos dias, como ontem, quando havia 43 gestantes e 22 bebês internados, ainda há preocupação diante da alta demanda na região. De acordo com o provedor Austelino Pinheiro de Mattos, a superlotação é inevitável, uma vez que o hospital tem a única maternidade pública da cidade. "Tivemos, nestes últimos seis meses demanda muito acima da nossa capacidade instalada e fomos obrigados a transferir tanto bebês quanto gestantes. Houve um período em que efetivamos, até mesmo, 500 partos por mês", declarou.
Com mais de 5 mil nascimentos realizados por ano, a Santa Casa, atualmente, conta com o projeto da ampliação da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para aprimorar seu atendimento e aumentar o número de vagas disponíveis para acolhimento de parturientes. Segundo Mattos, resta apenas a liberação da verba, por parte do Governo do Estado, para que se dê o início a reforma. "O projeto está concluído e aguarda apenas a liberação de verba. Ele já foi encaminhado em detalhes aos órgãos competentes. O custo da obra, após análise, está na ordem de R$ 1,8 milhão de reais", explicou.
Além disso, há expectativas positivas em relação à construção da Maternidade Municipal, que, segundo a prefeitura, terá a capacidade de operar entre 400 e 500 partos por mês, auxiliando a diminuição da superlotação da Santa Casa. "Sem dúvida, a construção dessa unidade é extremamente importante para a Santa Casa, mas também e, principalmente, para o nosso município e região", completou o provedor.
*Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos