Tevê
Publicada em 04/08/2018 - 17h14min

Estadão conteúdo
Projetos

Longe de casa

Artistas brasileiros buscam novos desafios profissionais e segurança em outros países

Foto: Divulgação

Thiago Rodrigues, assim como outros brasileiros, está no elenco da novela portuguesa "Valor da Vida", que deve estrear em setembro
Existe um já conhecido movimento de brasileiros se mudando para o exterior, sobretudo para Portugal, que se tornou um de seus destinos preferidos - só no ano passado, houve um acréscimo de cerca de 60% nos pedidos de Golden Visa, de acordo com Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). E com a classe artística não é diferente. As motivações são as mais variadas: a busca por novos desafios profissionais ou mesmo por uma nova vida em outro país, e o desejo de fugir da violência do Brasil.
Recentemente, o projeto de uma emissora portuguesa, a TVI, arrebanhou, de uma vez, seis atores brasileiros, rostos que ficaram famosos na Globo. Marcello Antony, Thiago Rodrigues, Carolina Kasting, Cassiano Carneiro, Adriano Toloza e Thaiane Anjos estão no elenco da próxima novela do canal, o "Valor da Vida", de Maria João Costa, com estreia prevista para setembro.
Com projetos no teatro engatilhados, mas sem trabalhos na TV em vista no Brasil, Marcello Antony e Carolina Kasting aceitaram o convite feito pela TVI e se mudaram, cada qual com sua família, para Lisboa. Antony foi pego de surpresa pela proposta, o que foi um estímulo, mas o ator também levou em consideração o fato de Portugal ser mais seguro. Na novela, ele interpreta o personagem Jesus, que é ateu. Já Carolina conta que ela e o marido, o ator e diretor de teatro Mauricio Grecco, sempre tiveram o desejo de uma experiência fora do País e sonhavam em morar na Europa.
Em "Valor da Vida", Carolina vive Camilla Vasconcellos, "uma vilã com trajetória de heroína", define ela. "Camilla era uma menina pobre da Chapada Diamantina que viveu uma tragédia na vida, sobreviveu a tudo e se tornou uma poderosa mulher, dona de um império", completa a atriz, que diz não poder revelar a história da novela. A trama já está sendo gravada, e tem locações também no Brasil e no Líbano.
E, apesar de o elenco da novela ser majoritariamente de origem portuguesa, os atores brasileiros falam o português do Brasil. "Quando o texto chega, fazemos alguma adaptação, mas é pouca coisa. Eles nos entendem perfeitamente. A novela mostra uma cena real de Portugal, que tem muitos brasileiros vivendo", comenta Thiago Rodrigues. O ator, que fez sucesso em novelas como "A Favorita" e "Páginas da Vida", encerrou seu contrato com a Globo para participar do projeto em Portugal.
A única parte ruim desse movimento, admite Thiago, é a saudade que tem do filho, Gabriel, que mora no Brasil. Na nova novela, ele interpreta Vasco. "Ele é um cara que vive um drama familiar muito grande. Cheio de contradições, se envolve com duas irmãs", explica o ator. Antony, Thiago e Carolina não descartam a possibilidade de permanecer no país depois do fim da novela - ou até se dividirem entre Portugal e Brasil. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos