Cidades
Publicada em 08/08/2018 - 23h55min

Acessibilidade

Cunha pede placas em braile nos pontos

Foto: Fotos: Vitoria Mikaelli

Vereador quer mais informação e proteção para os usuários do transporte público
O vereador Caio Cunha (PV) apresentou dois projetos de lei sobre transporte público na sessão de ontem. Uma das propostas prevê a instalação de placas com o número e nome das linhas de coletivos em braile nos pontos de ônibus. Outra se refere a obrigatoriedade da elaboração de laudos técnicos para novos abrigos de ônibus que comprovem a proteção aos passageiros.
Cunha informou que atualmente os pontos de ônibus contam com placas que informam o número da linha que passa pelo endereço, mas defendeu que este serviço seja ampliado. "Queremos que sejam instaladas placas em braile para as pessoas que tenham deficiência visual. Diversos pontos têm um aviso sobre o número das linhas, além da placa em braile, queremos que seja informado também o nome da linha e o destino final, por exemplo, "Shopping", "Cezar de Souza" etc", detalhou.
Sobre os laudos técnicos obrigatórios para a instalação de novos pontos, o vereador defendeu que a medida visa beneficiar os usuários. "É preciso garantir que os pontos protegerão os passageiros da chuva e sol. Hoje, temos estruturas vazadas. Também tem a questão da acessibilidade. Os projetos precisam seguir a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 9050, que trata dessa questão", disse.
Na sessão anterior, o verde já havia apresentado uma indicação para que a prefeitura viabilidade de criar um convênio com empresas para realizar a manutenção ou até instalação de novos abrigos de coletivos. A ideia é parecida com o programa "Adote uma Praça" o qual, em troca de um espaço publicitário, empresas realizam manutenção dos espaços. (L.N.)
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos