Cidades
Publicada em 09/08/2018 - 22h54min

Educação

Projeto beneficia escolas com cinema, teatro e literatura

Suzano e Itaquá foram contempladas pelo 'Cinemateca - Escola & Vida', realizado em parceria com a MRS Logística

Foto: Secretaria Municipal de Educação de Itaquá

Em Itaquá, unidade escolhida para programa foi a Emeb José Marinho Ferreira
As secretarias de Educação de Suzano e de Itaquaquecetuba, em parceria com a empresa MRS Logística, realizaram ontem a inauguração do projeto Cinemateca - Escola & Vida 2. Em Suzano, a escola municipal beneficiada foi a Liuba Pizzolitto, no Jardim das Lavras Mirim, distrito de Palmeiras. A iniciativa na cidade teve a produção do Grupo Komedi. Já em Itaquá, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Marinho Ferreira, localizada na Vila Maria Augusta, foi a contemplada com o projeto. A produção do trabalho ficou a cargo do Grupo Incentivar.
O projeto prevê estrutura de cinema e já começa com 20 DVDs de desenhos e gravações de peças teatrais socioeducativas, 30 livros, inclusive em braile e outros idiomas, e um sistema de som compacto. Além de ser voltada aos 230 estudantes da escola Liuba Pizzolitto, a ideia é que a Cinemateca esteja presente também na rotina de toda a comunidade.
"Agora, a escola vai desenvolver um projeto para que não só as crianças aproveitem a ideia, mas também a família delas. A estrutura servirá como auxílio pedagógico e de integração entre aluno, comunidade e cultura", disse o secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini.
A especialista de Relações Institucionais e analista de Responsabilidade Social da MRS, Adriana Pereira de Carvalho, destacou a importância do projeto para as cidades nas quais a ferrovia está presente. Antes de as crianças assistirem aos desenhos, um filme educativo é disponibilizado com diversas orientações de segurança na ferrovia.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), de Suzano, participou da primeira sessão com a turma do 5º ano B. Antes, ele conversou com as crianças sobre a sua preocupação com os perigos da linha férrea e comemorou a novidade na área da Educação. "Suzano é uma das dez cidades paulistas que foram contempladas com esse projeto que irá proporcionar inúmeras atividades para o corpo docente e garantir entretenimento para a comunidade. Um ganho para todos", completou.
De acordo com a secretária de Educação de Itaquá, Jane Moura Santos, o objetivo do projeto é ser instrumento de integração social e de democratização ao acesso à cultura e que auxiliará os professores em aulas como forma de metodologias ativas. "É com enorme prazer que a secretaria recebe mais um projeto cultural em parceria com a MRS Logística, que certamente beneficiará toda a comunidade da Emeb José Marinho Ferreira", agradeceu.
Por outro lado, Peterson Ricardo, representando a equipe de produção do equipamento efetuou uma breve explanação sobre a funcionalidade e uso e ressaltou que a principal utilidade do equipamento é ampliar o uso para a demanda da comunidade local e adjacências e, deste modo, possibilitar um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas da comunidade.
O espaço foi visitado por todos os presentes na inauguração, que ainda puderam prestigiar uma apresentação de dança folclórica feita pelos alunos do 4º ano B e dos 5º anos A, B e C da professora Nilza Souza Sales, especialista em artes.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos