Polícia
Publicada em 29/09/2018 - 20h31min

Lílian Pereira
Diminuiu

Roubos de carga apresentam queda de 14% no Alto Tietê

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública levam como base os meses de janeiro a agosto

Foto: Juliana Oliveira/Mogi News

Até agosto foram 248 assaltos cometidos na região
Os crimes de roubo de carga diminuíram 14% no período de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A reportagem do Grupo Mogi News analisou os números registrados nas dez cidades do Alto Tietê. No total, nos primeiros oito meses deste ano, foram 248 casos de roubos de carga, enquanto que no mesmo período do ano passado, houve 291 ocorrências registradas.
Apesar da queda geral, quatro cidades tiveram aumento no número de casos. Liderando o ranking, está Itaquaquecetuba. De janeiro a agosto deste ano foram 58 casos, já neste ano, o município houve 64 ocorrências, o que mostra um aumento de 10%. A outra cidade é Ferraz de Vasconcelos, que durante os períodos analisados apresentou um crescimento de 9% nesse crime. Para se ter uma ideia, no ano passado foram 22 casos, contra 24 neste ano. O aumento em Arujá também foi de 10%, já que em 2017 foram 59 casos e este ano 65. Em Guararema, que registrou apenas três casos no ano passado, confirmou 11 este ano, o que representa um aumento de 266%.
Em contraponto, o município que apresentou a maior queda foi Suzano: 59%. Só de janeiro a agosto de 2017 a cidade chegou a 77 casos de roubo de carga, entretanto, no mesmo período deste ano, foram 31 os registros. Em seguida está Poá, com queda de 47% em relação aos períodos, já que no ano passado foram 21 casos e este ano, 11.
O índice em Mogi das Cruzes caiu em 20%. No primeiro período a cidade obteve 24 casos, enquanto que este ano, 19. Em Santa Isabel a queda foi de 15% durante os períodos, sendo que em 2015 o município registrou 26 casos e este ano 22. Nas cidades menores como Biritiba Mirim e Salesópolis, as ocorrências foram mínimas. Em Biritiba, cada um dos períodos registrou um caso. Já em Salesópolis não foi contabilizado nenhuma ocorrência.
Cativeiro
Um motorista de uma transportadora de carga, que estava em poder de quatro bandidos desde às 8h30 de ontem, foi libertado no perdido da tarde, na estrada do Rio Abaixo, em Itaquaquecetuba. Equipes da Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam) conseguiram libertar a vítima e prender os criminosos. De acordo com as primeiras informações, os suspeitos roubaram o motorista e o levaram para o cativeiro, entretanto, o caminhão de carga não estava no local.

Estatísticas

Município               Jan-Ago 2017               Jan-Ago 2018          %
Arujá                             59                               65                    10%
Biritiba Mirim                 1                                   1
Ferraz de Vasconcelos    22                                 24                   9%
Guararema                    3                                   11                   266%
Itaquaquecetuba           58                                   64                    10%
Mogi das Cruzes            24                                   19                    -20%
Poá                               21                                   11                     -47%
Salesópolis                    -                                      -
Santa Isabel                  26                                   22                      -15%
Suzano                          77                                   31                      -59%
Total                              291                                248                      -14%
Fonte: SSP 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos