Opinião
Publicada em 09/10/2018 - 23h57min

Joel Leonel Zeferino

Esperança e coragem

O mercado consumidor brasileiro é imenso, o povo pacífico, o solo maravilhoso, o clima ótimo, muitos trabalhadores, dentre esses, vários empreendedores e no meio de ambos, verdadeiros heróis. Enfim, o Brasil é um país potencialmente fácil, mas, realmente, complexo e muito difícil.
Assim, a vida tem sido um grande desafio para a maioria dos brasileiros dignos e dedicados, especialmente, nos últimos anos de significativa crise. Alguns quase sucumbiram, mas restam a todos os sofridos, esperança, fé e coragem. Ao final da eleição presidencial, no próximo dia 28, deverá haver frustração para uns e alegria para outros, pois dependemos muito da política, demais do Estado e, portanto, daqueles que o comandam.
O ideal seria que a vida do cidadão comum, do mercado, estivesse mais independente e que os resultados de uma eleição não fossem, como neste caso, tão impactantes, mas não é assim e estamos longe de alcançarmos tão sonhada liberdade. Por isso, muito parou neste ano de 2018. Os governos não conseguiram fazer grande coisa e o mercado arrefeceu demais.
Em todos os segmentos, praticamente, temos dificuldades e os índices de performance demonstram isso, sobretudo o de desemprego. Pena, lamentável mesmo, para um país que há tempo se diz emergente e do futuro. Mas, para todos os brasileiros e mesmo para os desesperados neste momento - muitos com motivos firmes para isso - há esperança e há que ter fé e coragem.
Mesmo com a derrota de nossas preferências nas urnas temos que ter ânimo para continuar lutando. A outra opção é sair do país, o que não é desejável para os filhos que amam verdadeiramente a pátria. É certo que ficamos tristes com tantas mentiras, divisão, falsas notícias, falácia, engano, golpes baixos e afins, atitudes e disposições essas que vêm sendo incutidas na mente do brasileiro há tempo, mas cada país tem suas lutas e outros tantos já passaram por muito maiores do que a nossa: esperança, fé e coragem!
Compartilhe

Video

Mais vistos