Opinião
Publicada em 09/10/2018 - 23h55min

Raul Rodrigues

A busca do coletivo

Raros são os espíritos com suficiente domínio sobre si mesmos, capazes de perceber fraquezas e loucuras orquestradas por líderes, sem cair em suas armadilhas. Mesmo cientes de que a história às vezes cabe engodos!
Estes solitários jamais perdem a coragem e a esperança de melhoria moral porque aprenderam a se fortalecer na robustez da vida laborial incorporada à sua maneira de ser, e da qual não abrem mão! Vivem para construir porque acham que devem! Somente a este reduzido número foi dado, por seu humor delicado, com certo estado de graça, tentar fascinar sua geração e apresentar a Verdade sob um aspecto impessoal: na forma artística ou na base da contestação aberta!
Assim, em meio a toda essa ebulição que tomou conta do país, de um despertamento inesperado, que metas deveriam ser estabelecidas para todos os nossos esforços, estejamos ou não incluídos entre os privilegiados. Seria uma tentativa de se chegar à verdade? Seria a insubordinação reflexo de anseio racional de qualquer outro fim, digamos: saneador e prático?
Nenhum raciocínio é capaz de resolver o problema, principalmente quem deveria resolvê-lo, dentro da sistemática, se revelou mais do que incapaz: torpe! A ponto do desejo de toda a coletividade passar a ser produto de reação e contestação, com a condição evidente de estar possuída de inabalável convicção!
O que não deixa dúvida é que não basta ao homem aprender uma especialidade! Isto o tornará uma máquina utilizável, jamais uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um sentido prático, até universal, daquilo que vale a pena. De modo a satisfazer a alma no que é belo, e se possível, no que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seu conhecimento e atividades profissionais, mais a um irracional amestrado do que a um ser harmonicamente desenvolvido.
Deve aprender a compreender as motivações de seus semelhantes, suas quimeras e suas angústias para definir com exatidão seu lugar exato em relação a seu próximo e à comunidade.
Compartilhe

Video

Mais vistos