Opinião
Publicada em 10/10/2018 - 23h11min

Paulo Passos

Agressivos

A divisão política que vem imperando no Brasil, desde a renhida disputa Aécio-Dilma, tem feito vítimas, em todos os sentidos. Embalados por sentimentos em favor deste ou daquele; procurando fazer que os seus pensamentos prevaleçam; desdenhando das inteligências alheias; a todo instante, postagens nas redes sociais dão a temperatura que cerca o pleito de agora.
E, resultado dos insultos gratuitos, da intolerância odiosa, amizades são rompidas, laços familiares sofrem abalos, convívios serenos se transformam em verdadeiras batalhas campais. Mas, não se restringem a isso, as insanas e aborrecidas discussões. Advindas, por vezes, de explícito fanatismo, propagam-se, criando cenas bizarras, que chegam a negar a própria história recente. Exemplo disso, o Colégio Santo Agostinho, laureada casa de ensino do Rio de Janeiro, usava em seus cursos obra que retratava o drama de algumas crianças à época da ditadura militar.Sob o título de "Meninos Sem Pátria", o livro, que tem como pano de fundo o governo militar, conta a infância e a adolescência passadas no exílio.
Por incrível que pareça, atendendo à página eletrônica de "Alerta "Ipanema", que conta com a imagem de um dos candidatos à Presidência, isso levou à revolta de pais, que alegavam que a instituição de ensino buscava, com viés comunista, doutrinar alunos com 11 ou 12 anos de idade. Negando a realidade de fatos contemporâneos, arvoraram-se aqueles senhores em sensores, e, com a destemperança que envolveu o tresloucado ato, acuaram a escola, que, amedrontada, suspendeu a leitura do texto.
Até onde se buscará tapar o sol com a peneira; até onde, se tentará encobrir a verdade, apagar no tempo a nódoa indelével que manchou nossa democracia?
Ou será que não fomos governados por caudilhos? Os gritos das torturas nos porões ainda não ecoam? Ou será que aqueles que tiveram que deixar a pátria e se asilarem não sentiram a dor reservada aos saudosos?
Tempos tristes, estes, em que a ignorância prevalece!
Compartilhe

Video

Mais vistos