Cidades
Publicada em 08/11/2018 - 23h03min

Nayara Francesco*
Bola na Rede

Campo de futebol no Jardim das Bandeiras será reformado

Moradores alertam que espaço está em condições precárias; programa da prefeitura prevê revitalização em 2019

Moradora do bairro Jardim das Bandeiras, Suely Gonçalves, de 56 anos, sempre esteve engajada com o lazer das crianças da comunidade e, por isso, a auxiliar administrativa alertou para os perigos existentes no espaço onde os meninos da região do distrito de César de Souza jogam futebol. "O campinho fica na esquina das ruas Fagundes Varela e Raul Pompéia; eles correm o risco tanto de sofrer um acidente quanto de acertar a bola em algum morador que esteja passando pelo local, além das bolas que perdem quando caem nas casas dos vizinhos", contou.
A Secretaria de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes confirmou, por meio de nota, que o espaço é um dos que será beneficiado pelo projeto "Bola na Rede", que prevê a implantação de campos de futebol em bairros da cidade. A estrutura será implantada no terreno e contará com campo de futebol society, alambrado, Academia da Terceira Idade (ATI) e iluminação. A previsão é que a implantação aconteça em 2019.
O administrador regional da Associação Amigos de César de Souza, Rinaldo Silvério, relembra que, durante uma visita recente ao bairro, o prefeito Marcos Melo (PSDB) e alguns secretários mostraram interesse em fazer a revitalização do espaço. A moradora Suely comentou que a manutenção do local é importante para sua valorização, além de trazer mais lazer e segurança ao bairro. "Estamos conscientizando com avisos. Acredito que, se a área estiver mais limpa, as pessoas vão valorizar. Além de que, à noite, o espaço fica perigoso por conta do mato alto", contou.
Outro problema da área, segundo a moradora, é o alagamento em épocas de chuva. "As ruas que dão acesso ao campinho ficam alagadas, dificultando a passagem", explicou, sugerindo fazer ainda uma canalização para escoar a água da chuva. Sobre a área atrás do campinho, ela disse que os moradores não querem que cortem as árvores. "Pelo contrário, queremos mantê-las e retirar o mato para deixar o local limpo. Temos nossa própria fauna aqui, com vários animais, como lagarto, tatu e porco-espinho", revelou.
Suely sugere que a prefeitura revitalize a área para jogar futebol e faça uma praça com parque para as mães terem um espaço para cuidar das crianças enquanto brincam. Por enquanto, elas improvisam balanços para colocar as crianças menores; além de uma área para organizarem atividades diversas de lazer. Ela sempre organiza atividades junto aos demais moradores para os garotos, comprando bolas de futebol quando precisam, por exemplo. A administradora ainda planeja comprar coletes para as crianças poderem organizar um campeonato. "Também ganhei duas traves para colocar no campinho, que antes era pedaços de madeira e estava perigoso", relembrou.
Questionado pela reportagem do Mogi News sobre a necessidade da revitalização do campinho no Jardim da Bandeiras, o secretário de Esporte e Lazer de Mogi, Nilo Guimarães, comentou, em setembro, durante a inauguração do campo society no bairro da Vila Cléo, não estar ciente sobre o local, mas prometeu estudar o caso. "Vamos fazer o levantamento e anotar toda essa demanda que você (repórter Nayara Francesco, do Mogi News) falou para analisar o que é possível ser feito nesta área citada; havendo a possibilidade, com certeza programaremos alguma ação de melhoria", adiantou.
* Texto supervisionado pelo editor.
  • Suely: 'Moradores querem mais melhorias'.
  • Falta iluminação e alambrados no campo que fica na esquina das ruas Fagundes Varela e Raul Pompéia
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos