Cidades
Publicada em 08/11/2018 - 22h50min

Rinaldo Junior*
Festividade

Mogi está pronta para receber 24 horas da Virada Cultural

Ao todo, serão sete palcos e um total de 34 atrações, com muita música, teatro, dança, artesanato e gastronomia

Foto: Ney Sarmento/PMMC

Como de costume, palcos prometem ficar lotados durante as apresentações
A 11º edição da Virada Cultural será realizada neste final de semana - sábado e domingo - em Mogi das Cruzes. O evento  promovido pelo Estado de São Paulo, em parceria com o município, é gratuito e com duração de 24 horas. Ao todo serão sete palcos, sendo três externos, e um total de 34 atrações, com muita música, teatro, danças, artesanatos e gastronomia.
Neste ano, a Virada Cultural foi adiada pela Secretaria de Cultura do Estado. A justificativa da pasta foi a ampliação do evento, que agora passará a incluir outros municípios do oeste paulista, região de São José do Rio Preto e Araçatuba, litoral sul e norte e Grande São Paulo.
De acordo com o secretário estadual de Cultura, Romildo Campello, além do aumento no número de cidades, haverá um palco especial programado. "Anteriormente o evento era realizado no meio do ano e em 2018 será em novembro. No ano passado, 22 municípios participavam da Virada, neste ano serão 34. Além de mais cidades participando, teremos um Palco Experimental na Virada de São Paulo, onde bandas locais terão oportunidade de divulgar o trabalho artístico", afirmou.
O secretário ainda ressaltou a importância da festividade em Mogi. "A Virada Cultural é muito relevante no município pois ela dá a oportunidade aos moradores de terem contato maior com a arte, em todas as suas categorias. E para os artistas do município também, o evento abre as portas para os músicos da região se apresentarem em um grande evento", concluiu.
Gastronomia
Já a diretora de Cultura de Mogi das Cruzes, Margarete Silvestrini, comentou que neste ano serão 240 artistas participando desta edição. "O evento, como de costume, acontecerá por 24 horas e teremos a apresentação de 240 artistas de diversas áreas culturais".
Além da apresentação dos artistas, o 1º Festival Vegano também será realizado durante a Virada. "Esta é uma ação que não foi contratada por nós, mas resolvemos aderi-la à programação. O festival ocorrerá no salão da Igreja Matriz, no sábado e domingo das 10 às 19 horas. Terá muito bate-papo, atividades de ioga, entre outros. Tudo relacionado a gastronomia", concluiu.
A Virada é produzida pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social de cultura parceira da Secretaria e foi criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo. Até 2017, mais de 11 milhões de espectadores estiveram presentes em mais de 7 mil espetáculos promovidos em toda São Paulo.
*Texto sob a supervisão do editor. 

Palcos trarão 34 atrações neste final de semana

A Virada Cultural começará amanhã em diversas cidades do Estado e, em Mogi das Cruzes, serão sete palcos que receberão 34 atrações

A Virada Cultural começará amanhã em diversas cidades do Estado e, em Mogi das Cruzes, serão sete palcos que receberão 34 atrações. Os principais estão instalados na Avenida Cívica, onde se apresentarão as atrações trazidas pelo Governo do Estado, e o Largo do Rosário, local que repetirá a vocação do palco rock/reggae da Virada.
Já o palco do Largo Bom Jesus também receberá apresentações, aproveitando o espaço do coreto existente. Há também os palcos internos, que são os do Theatro Vasques, Centro Cultural de Mogi das Cruzes, a Galeria Wanda Coelho Barbieri, que fica no piso térreo do Centro Cultural, além do Salão Paroquial da Catedral Diocesana de SantAnna.
Entre as atrações que foram organizadas pelo Estado, está a apresentação do cantor Zeca Baleiro, que fechará a Virada Cultural de Mogi, às 18h30 do domingo, Helião RZO, que se apresenta às 21 horas do sábado, Marcelo Jeneci, que fará show às 22h30 do sábado e Rincon Sapiência, com apresentação que fechará o palco da Avenida Cívica, no sábado, às 23h59.
A lista completa com a programação da Virada Cultural pode ser acessada pelo site da Prefeitura de Mogi: www.mogidascruzes.sp.gov.br. (R.J.)
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos