Cidades
Publicada em 08/11/2018 - 22h44min

No sábado

Caminhada contra o câncer bucal saíra da Praça Cidade das Flores

Para celebrar a "Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal", que segue até amanhã, a Secretaria de Saúde de Suzano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e entidades conveniadas, promoverá no sábado a segunda edição da caminhada de conscientização sobre o tema

Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Evento tenta conscientizar população sobre a doença
Para celebrar a "Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal", que segue até amanhã, a Secretaria de Saúde de Suzano, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e entidades conveniadas, promoverá no sábado a segunda edição da caminhada de conscientização sobre o tema. O evento terá concentração na Praça Cidade das Flores, às 9 horas.
Os interessados em participar poderão se inscrever no local ou antecipadamente, na sede da Secretaria de Saúde de Suzano, localizada no Centro Unificado de Serviços,(Centrus), na avenida Paulo Portela, 210, sala 311, no centro. A taxa é um quilo de alimento não perecível - exceto sal de cozinha - que será enviado aos estoques do Fundo Social de Solidariedade.
A caminhada tem como principal objetivo despertar a conscientização sobre a doença, que tem índice de mortalidade de até 85%, caso não seja diagnosticada previamente. O trajeto envolverá as principais vias da região central, a partir da rua Baruel, e durante a caminhada serão realizados exames de detecção da doença e distribuição de panfletos explicativos.
Para o secretário de Saúde Luis Cláudio Rocha Guillaumon, o trabalho de conscientização é fundamental para a qualidade de vida da população. "Todos os anos são mais de 14 mil casos em todo o país, com 5,4 mil mortes. Trata-se de uma enfermidade que pode ser detectada cedo", afirmou.
O câncer bucal caracteriza-se por feridas nas gengivas, língua ou na parte interna das bochechas que não cicatrizam após duas semanas. A orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para exames, que são gratuitos. Em 2017, foram registrados dez casos de câncer bucal em Suzano; neste ano, até outubro, já são oito. 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos