POP TV
Publicada em 01/12/2018 - 17h23min

Estadão Conteúdo
'A Voz do Silêncio'

Marieta Severo fala do novo filme

Multimídia, atriz vai interpretar Maria Claudia, uma personagem triste e totalmente diferente da sua personalidade

Foto: Divulgação

No teatro, cinema e TV, Marieta se prepara para cada um dos seus personagens, e acredita que a sua arte é algo nobre por permitir a expressão, a crítica e a militância
Grande atriz multimídia - de teatro, cinema e TV -, você pode pensar que, justamente por isso, Marieta Severo prescinde de preparação. Basta ler o roteiro do filme, da novela, da peça, para saber o que fazer. "Mas de onde você tirou isso?", Marieta finge indignação durante a entrevista no restaurante da Reserva Cultural. O tema fez parte do longa de André Ristum, "A Voz do Silêncio", em que ela está - como sempre -
magnífica, mas também poderia ser o filme que roda no Rio, a preocupação com o salto no escuro que o Brasil está dando com o novo governo etc. Motivos para preocupação não faltam, mas Marieta não desanima. É o lado 'Dona Nenê' - sua personagem no seriado "A Grande Família" - da estrela. "Dificuldade faz parte. A gente enfrenta, supera, não se rende".
É interessante parar um pouco, e retroceder. Marieta ainda precisa se preparar para um papel?. "Claro! É a parte que mais gosto. Estou sempre aprendendo com minhas personagens."A Maria Cláudia de 'A Voz do Silêncio' leva uma vida solitária, idealizando o filho que caiu no mundo e brigando com a filha que está ali ao lado. Maria Cláudia não bate bem. "Para entender o isolamento e o sofrimento de uma mulher, fui à fonte da Dra. Nise da Silveira. Li nos seus escritos, revi os filmes de Leon Hirszman, 'A Trilogia do Inconsciente'".É assim que ela se prepara - "O roteiro (do próprio André Ristum) é bem escrito, mas eu precisava mais. Queria entender por que ela é assim e como a repressão a paralisou. Maria Cláudia é uma personagem triste. Não vou dizer que tive prazer em interpretá-la, mas é sempre bom entender o outro, principalmente quando é tão diferente de nós. Não sou Maria Cláudia, mas foi interessante tentar penetrar na sua cabeça, para ver como funciona".
É assim que Marieta Severo funciona como atriz, tentando entender suas personagens, para melhor expressá-las - no teatro, cinema e TV. Justamente, a televisão. Contratada da Globo, sua personagem mais recente foi a vilã Sophia da novela "O Outro Lado do Paraíso". Ela não está nem um pouco aflita para voltar à telinha - "Gosto de dar um tempo, que me esqueçam", diz. Isso não significa que esteja parada. Agora mesmo, roda um filme na Ilha de Paquetá, no Rio. Veio a São Paulo numa pausa de filmagem. Esse outro longa, com roteiro e direção de Zeca Ferreira, chama-se "Noites de Alface". Ferreira é um premiado diretor de curtas e documentarista. Foi assistente de Nelson Pereira dos Santos (Raízes do Brasil), Hugo Carvana (Casa da Mãe Joana) e Miguel Faria Jr. (Chico, Artista Brasileiro). O filme inspira-se no romance homônimo da escritora paulistana Vanessa Barbara.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos