Cidades
Publicada em 05/12/2018 - 21h14min

Rinaldo Junior*
Impasse

Aumento de vagas para carros na rua torna trânsito caótico

População opina sobre pontos positivos e negativos da medida tomada pela prefeitura na rua José Bonifácio

A ampliação das vagas de estacionamento na rua José Bonifácio, localizada no centro Mogi das Cruzes, apesar de ser uma reivindicação da ala comercial para alavancar as vendas, além de facilitar os motoristas, divide opiniões de quem passa pelo local. A medida foi anunciada no dia 20 de novembro pela prefeitura e, ao todo, são 113 vagas distribuídas em trechos de algumas ruas, como a José Bonifácio, entre a rua Padre João até a rua Doutor Deodato Wertheimer; e Coronel Souza Franco, entre a rua Capitão Manoel Caetano até a rua Presidente Rodrigues Alves.
Os comerciantes aprovaram a ação, mas algumas pessoas informaram que a medida afetou o trânsito da via. A equipe do Grupo Mogi News esteve na tarde de ontem no local para saber a opinião dos comerciantes e consumidores sobre a mudança.
A alteração foi feita em razão das datas especiais para o comércio no fim do ano, começando pela Black Friday, no mês passado. A medida ainda permanecerá durante todo o mês de dezembro para facilitar o comércio no final do ano. Os lojistas, contudo, ainda aguardam o impacto positivo nas vendas, conforme informou o proprietário de um estabelecimento de calçados, Ronaldo Mendes Vasconcelos. " Ainda não sentimos impacto nas compras, mas essa mudança realmente ajuda no crescimento das vendas. Esse ano foi muito fraco para o comércio, mas acredito que agora a economia vai melhorar. Estimo um crescimento de 20% a 30% nas compras neste período do ano", afirmou, esperançoso.
Já o balconista, Paulo Henrique Veloso dos Santos, disse que a mudança piorou o trânsito do local. "Com essa nova possibilidade de estacionar na via, o trânsito ficou muito mais carregado. Eu não aprovo essa medida e a Prefeitura de Mogi deveria olhar para essa questão. Se alguma viatura de polícia ou do corpo de bombeiros precisar passar por aqui, terá muita dificuldade", apontou, criticando a medida adotada depois de um pedido da Associação Comercial de Mogi (ACMC).
Em outros trechos da cidade, como na rua Braz Cubas, entre a rua Barão de Jaceguai até a avenida Voluntário Pinheiro Franco; e a rua Tenente Manoel Alves, entre a rua Professor Flaviano de Melo e a rua Major Silvio Miranda, também foi liberado o estacionamento, mas somente entre 19 horas e meia-noite.
O aposentado, Carlos Eduardo Paes de Almeida, comentou que a alteração é muito positiva para os comércios, mas para a população não. "É lógico que para as lojas é muito bom, pois mais pessoas passarão pelos comércios. Mas o trânsito do local, que sempre foi bastante movimentado, ficou ainda pior".
*Texto sob supervisão do editor. 
  • Almeida: 'Bom para lojas, ruim para nós'.
  • Santos: 'Não aprovo a medida da prefeitura'.
  • Vasconcelos: 'Vagas nas ruas ajudam o comércio'.
  • Como não poderia deixar de ser, trânsito na rua José Bonifácio foi muito afetado
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos