Cidades
Publicada em 05/12/2018 - 22h29min

Nayara Francesco*
resolvido

Escada Magirus chega a Mogi após manutenção na capital

Viatura que tem equipamento com alcance de 46 metros para incêndios em locais altos passou por revisão

Foto: Felipe Claro

'Sumiço' da viatura causou burburinho na cidade, mas ela está volta a Mogi
Um dia foi o suficiente para que se descobrisse o paradeiro da escada Magirus, equipamento giratório utilizado pelo Corpo de Bombeiros para emergências em prédios ou locais altos de difícil acesso. A Auto Escada, como é denominada, teve um problema hidráulico e precisou passar por manutenção em uma oficina na capital paulista. 
Na sessão de terça-feira passada, o vereador Caio Cunha (PV) informou que a escada Magirus havia sumido de Mogi das Cruzes. O engano foi apontada pelo coronel e secretário de segurança Paulo Roberto Madureira Sales. A viatura é importada da Alemanha e, por conta disso, precisa de manutenção especializada. O parlamentar do verde disse que recebeu informação hoje pela tarde, do deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PTB), de que a escada Magirus estava voltando para a cidade. Na ocasião, Gondim seguia sentido São Paulo e viu a escada na Mogi-Dutra, sentido Mogi. A Moção de Apelo ao governo do Estado, citada ontem pelo vereador na mesma sessão, seria apresentada hoje, mas foi retirada por Cunha.
O coronel Sales ainda expôs que o parlamentar deveria "no mínimo se informar mais". O secretário foi questionado de como o Corpo de Bombeiros reage para atender uma ocorrência de grande porte quando a Magirus está em manutenção. "Sempre há um plano de contingência. A viatura de Guarulhos já fica à postos para atender Mogi. O município não fica descoberto", explicou. "Caso Guarulhos e Mogi fiquem sem a Auto Escada, temos outros municípios para cobrir, como Jacareí e São José dos Campos", completou.
O tenente do 17º Grupamento de Bombeiro, Everton Godoi, afirmou que ninguém ligou para o grupamento para verificar a informação. Na sessão de terça-feira passada, o vereador Caio Cunha disse que sua equipe de trabalho teria entrado em contato com as duas unidades de Bombeiros em Mogi das Cruzes - uma no Shangai e outra em Braz Cubas -, para saber informação sobre o equipamento, mas que não obteve resposta definitiva. "Estamos tentando entrar em contato com a equipe do Caio Cunha, mas até o momento não conseguimos", disse. O tenente confirmou que a escada retornou ontem à tarde para Mogi.
A Auto Escada está pronta para qualquer ocorrência que possa acontecer, agora, com o problema hidráulico resolvido. O caminhão, com alcance de 46 metros e acionamento por meio de sistema hidráulico, foi conquistado pela cidade de Mogi  após reivindicação da população, no início dos anos 2000.
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros informou que a viatura passa por manutenção preventiva, corretiva e especializada semestralmente para seu funcionamento, e que a população também é atendida por outra viatura aérea Auto Bomba Escada, que fica no Posto de Bombeiros de Braz Cubas, além das demais que integram o sistema de emergência do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
*Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos