Cidades
Publicada em 06/12/2018 - 21h11min

Rinaldo Junior*

ONG realiza atividades voltadas ao abandono de animais

Projeto Adote Suzano já realizou mais de três mil adoções em cinco anos; cachorro Thor é o mais recente

Foto: Divulgação

Vereador Lisandro Frederico mostra o cachorro Thor, recolhido na segunda-feira
Em cinco anos, o Projeto Adote Suzano (PAS) realizou mais de três mil adoções de animais abandonados pelo município. As informações foram passadas na manhã de ontem pelo fundador da entidade e vereador da cidade, Lisandro Frederico (PSD). Nesta semana, a Organização Não Governamental (ONG) resgatou o cachorro Thor, o caso foi muito comentado nas redes sociais e o parlamentar ainda comunicou os próximos projetos que serão desenvolvidos em Suzano.
Criado em 2013, o PAS é formado por um grupo de voluntários que atuam na proteção de animais da região. Segundo comentou Frederico, todos que ajudam com as ações trabalham em horários temporários. "Nós não temos uma sede principal, então todos nós voluntários atuamos em horários temporários. Todo o suporte técnico e financeiro e feito por nós mesmos", afirmou.
O vereador ressaltou que o abandono dos animais se tornou um fenômeno muito maior a partir de 2016. "Com a crise financeira que o país todo está passando, as pessoas não têm mais condições de manter os animais. Então só por esse fator, o número de abandono nas ruas aumentou muito. É estimado que em Suzano mais de 10 mil animais estejam em situação de rua", lamentou Frederico.
Dentre os 10 mil animais, em todos os anos de atuação, a ONG realizou três mil adoções na cidade. "Nós resgatamos os animais que estão nas ruas de Suzano e organizamos campanhas de adoções pelo município. Aproximadamente três mil adoções já foram feitas, o número é muito pequeno, comparado ao tanto de animais nas vias".
Na noite da última segunda-feira, o cachorro Thor foi um assunto muito comentado nas redes sociais. O animal havia sido abandonado na Estação Suzano da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e gerou uma comoção social. "Uma senhora havia adotado ele, mas o cachorro fugiu e em seguida ela disse que não poderia ficar mais o Thor. Agora nós estamos com ele e deverá ir à adoção em breve", comunicou o vereador.
Para os interessados em contribuir com a ONG, basta entrar em contato com os organizadores pelo site www.ongpas.com.br, ou ligar para o 97383-6802, ou entrar em contato pela página do Facebook "Pas- Projeto Adote Suzano". "Nós estamos com alguns projetos desenvolvidos para os animais e que deverão ser iniciados já em 2019. Creio que mais Políticas Públicas voltadas para os animais deverão ser discutidas", concluiu Frederico.
Hospital
O vereador Frederico também comentou sobre a aprovação realizada na última semana para a construção de um Hospital Público Veterinário em Suzano. O ambiente será construído por meio de uma articulação do vereador e os demais parlamentares. "O hospital terá um investimento de R$1,05 milhão e deverá ser instalado durante o ano que vem no município, mas tudo depende da prefeitura também".
* Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos