Brasil e mundo
Publicada em 02/01/2019 - 23h26min

Estadão Conteúdo
Abono

Ministro garante o 13º do Bolsa Família

Apesar de confirmar o pagamento de cerca de R$ 2,5 bilhões já para este ano, Osmar Terra não informou de onde viria a verba para o benefício

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Terra confirmou que ação é promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro
O ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), disse ontem que o pagamento de um 13º para os beneficiários do Bolsa Família, promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL), custará R$ 2,5 bilhões e será pago ainda este ano. Terra não soube precisar de onde virá a verba para garantir esse benefício. "Vou sentar com a área de planejamento para saber onde temos que atuar para garantir isso, mas vamos garantir. Já está decidido pelo presidente, está garantido por nós", disse após a cerimônia de transmissão de cargo.
O ministério vai reunir as pastas do Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura, além de parte do acolhimento a dependentes da Secretaria de Drogas. Logo no primeiro dia como ministro, Terra já pediu um orçamento maior para a nova pasta, mas não soube dizer qual seria a quantidade de verba necessária para o funcionamento do ministério. "O que nós temos que fazer é reforçar porque nos deram um orçamento de perna curta nessa área e, ao mesmo tempo, fazer ampliar um pente fino para realmente separar o joio do trigo, quem precisa e quem não precisa do programa (Bolsa Família). Nos últimos dois anos, saíram cinco milhões de famílias do programa, tinham 15 milhões, e entraram três milhões (de famílias) que estavam esperando há um tempão e não conseguiam", disse.
Terra foi ministro do ex-presidente Michel Temer (MDB) no Desenvolvimento Social e deixou o cargo em abril para concorrer à reeleição na Câmara dos Deputados, onde cumpre mandatos consecutivos desde 1999. Ele foi reeleito com 86.305 votos. O deputado tem histórico de críticas a propostas que visam legalizar ou descriminalizar o uso de drogas no Brasil. Nas redes sociais, o futuro ministro se posiciona de forma contundente contra a legalização da maconha em uma série de publicações.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos