Cidades
Publicada em 11/01/2019 - 23h58min

Nayara Francesco*
Itaquá

Presidente da câmara quer o Legislativo mais independente

Durante entrevista, Edson Rodrigues, o Dr. Edson da Paio, também afirmou querer conversar com a prefeitura

Foto: Divulgação

Dr. Edson (de camisa xadrez) foi eleito por dez dos 19 vereadores de Itaquaquecetuba
Em seu primeiro mandato como vereador de Itaquaquecetuba, Edson Rodrigues (Podemos), o Dr. Edson da Paiol, foi eleito para ser o presidente da câmara no biênio 2019/2020. O parlamentar contou que o objetivo como chefe da Casa de Leis é deixar o Legislativo mais independente do Executivo e trazer a opinião pública a favor dos vereadores. Ele foi aclamado presidente do Parlamento com dez votos, em um total de 19. O presidente ainda ressaltou que os ritos políticos serão seguidos à rigor em sua gestão, pois "existem prazos, e eles devem ser seguidos".
O vereador também se posicionou em relação a gestão do Executivo. Segundo ele, "a população diz que existe 80% de rejeição do governo". Mesmo com essa suposta alta taxa, o parlamentar afirmou que o Legislativo está aberto para conversar com o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), mas destacou que os poderes serão independentes, principalmente no que diz respeito aos projetos de lei enviados pela prefeitura aos vereadores. "Vamos seguir a lei à rigor", enfatizou. "A única questão é que os projetos chegavam em cima da hora. Isso refletia negativamente na votação. Ressalto que o rito será seguido à rigor", revelou o presidente sobre os processos de análises da propostas nas comissões da câmara e, também, no departamento jurídico.
Sobre as contas anuais da Prefeitura de Itaquá, relativas ao exercício de 2014, Rodrigues informou que provavelmente voltará a pauta  ainda no primeiro semestre, mas sem previsão de data. "O prefeito irá se defender, a pauta passará por uma comissão avaliadora e depois irá para o plenário. Seguiremos o procedimento", destacou.
A votação das contas de 2014 foi impedida por falta de quórum. A convocação havia sido feito pelo último presidente da câmara, o vereador Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal, suspendendo o recesso parlamentar, por conta da urgência da matéria. Na sessão estavam presentes apenas dez parlamentares.
Demais nomes
Além do presidente, a Mesa Diretora também sera composta por César Diniz de Souza (Avante), o Cesinha da Associação, como primeiro vice-presidente; Carlos Alberto Santiago Gomes Barbosa (PSD), segundo vice-presidente; Valdir Ferreira da Silva (PSD), o Valdir da Farmácia, primeiro-secretário; João Batista Pereira de Souza (PSDB), o Pelé da Sucata, segundo-secretário; e Armando Tavares dos Santos Neto, primeiro vice-secretário.
*Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos