Opinião
Publicada em 09/01/2019 - 00h14min

Tribuna

Imóveis
Muitas pessoas conseguiram realizar o sonho da casa própria no fim do ano por meio do 3º Feirão de Imóveis - Seu Sonho, Nosso Compromisso, promovido em dezembro pela Secretaria de Estado da Habitação. Na ação voltada para servidores públicos, apenas na Região Metropolitana, que compreende o Alto Tietê, foram emitidos 104 cheques com valores que variam entre R$ 5 e 40 mil, totalizando um subsidio de mais de R$ 2 milhões.
Compressores de ar
Mais da metade dos compressores de ar avaliados em estabelecimentos na capital e na Região Metropolitana, durante fiscalização realizada em dezembro pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), apresentaram irregularidades. A "Operação Pulmão" fiscalizou sete empresas (entre fabricantes e importadores do produto), uma delas em Poá.
Alerta
O compressor de ar está presente em postos de gasolina (para calibragem de pneus), consultórios dentários e até mesmo em residências (em reformas e pinturas), e se não estiver de acordo com as condições de segurança exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), poderá causar acidentes. O vaso de pressão é um componente acoplado ao compressor ou motocompressor de ar e deve apresentar o selo de certificação do Inmetro.
Fiscalização
A equipe do Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e órgão delegado do Inmetro, realiza operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros.
Irregularidades
Denúncias de irregularidades podem ser feitas a Ouvidoria pelo telefone 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Compartilhe

Video

Mais vistos