Cidades
Publicada em 12/03/2019 - 21h30min

Suéller Costa
cultura

Autores de livro sobre Poá realizam noite de autógrafos

Na próxima sexta-feira, Jeruza Reis, Adilson Ramos e Silvio de Carvalho estarão na Livraria e Café Rara Book

Foto: Divulgação

Carvalho, Jeruza e Ramos são os autores da obra que conta a história da cidade
Em celebração aos 70 anos do aniversário de Poá, os autores Jeruza Reis, Adilson Ramos e Silvio de Carvalho promovem na sexta-feira uma noite de autógrafos do livro "Poá: De Província à Estância Hidromineral". A obra foi lançada em 2015 com o propósito de revelar a história, preciosidades e memórias do município, e, nesta semana, a publicação volta a ser apresentada ao público. Aqueles que ainda não a conferiram terão a oportunidade de conhecer o trabalho produzido pelos três escritores poaenses, que destacaram o desenvolvimento da estância em seus diversos setores. O evento será às 20 horas na Livraria Rara Book, localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, 58, centro de Poá, em frente ao cartório civil. O livro pode ser encomendado pelo telefone 93040-9341 (WhatsApp).
Jeruza Reis é advogada e atualmente secretária da Mulher em Poá; Adilson Ramos, historiador; e Silvio de Carvalho, jornalista. Juntos, o trio se dedicou à investigação, via documentos, pesquisas, relatos e entrevistas com personagens importantes para trazer à população a história da cidade que há 70 anos vem contribuindo para o desenvolvimento do Alto Tietê. Esta é a primeira publicação sobre a cidade, e, para Jeruza Reis, é um presente que irá eternizar as memórias da estância, marcada pela religiosidade, fortificada pelo Padre Eustáquio; as belezas naturais, como o cultivo de orquídeas e a realização da Expoá; e a sua importância ambiental, com as fontes. "É um referencial da cidade, todos que a visitam procuram a publicação, que foi entregue, inclusive, para várias autoridades, dentre elas o embaixador da Turquia e ao atual governador João Doria (PSDB) e ao anterior, Márcio França (PSB). É um belo presente tanto para quem conhece o município quanto para aqueles que desejam conhecê-lo. Tudo foi feito com muito carinho, para ser uma obra de arte, valiosa e memorável", destacou a autora.
De acordo com Jeruza, a noite de autógrafos é uma forma de estender a divulgação do trabalho, que começou em 2013, foi lançado em 2015, e, agora, relembrado em 2019, e com expectativas para novas edições no futuro. "Acredito que esta obra não encerra a história de Poá. Pelo contrário, antes mesmo de começar a produção, pedimos a ajuda dos poaenses para colaborar com fotos, depoimentos, revelações, e há muito material coletado que renderia mais capítulos à história poaense, que é dinâmica. Este livro é apenas um start, outras histórias podem ser contadas, pois há muitas famílias que contribuíram para o progresso da cidade que não apareceram nesta publicação, e, portanto, possuem uma riqueza histórica que renderiam novos trabalhos. Tenho esperança de que novas edições sejam produzidas", finalizou.
Compartilhe

Video

Mais vistos