Cidades
Publicada em 19/03/2019 - 20h01min

Transportes

DER garante acesso da Ayrton Senna ao Taboão

Proposta do órgão estadual é adequar o retorno operacional existente no km 51,5 da rodovia

Foto: Diego Barbieri/CMMC

Superintendente do DER, Tagliavini, apresenta estudos para adequação do retorno
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) garantiu que o distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, terá um acesso direto à rodovia Ayrton Senna. O órgão ligado ao governo estadual estuda a possibilidade de adequar o retorno operacional, existente no km 51,5, e transformá-lo em um acesso. A proposta foi apresentada pelo superintendente do DER, Paulo César Tagliavini, durante reunião com a diretoria da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e vereadores de Mogi das Cruzes. O encontro, ocorrido na tarde de segunda-feira na sede do DER, na capital paulista, foi intermediado pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD).
Segundo o superintendente, a adequação técnica do retorno é a alternativa mais rápida e economicamente mais viável. "Faremos um levantamento detalhado desta adequação, mas se já existe este dispositivo, não vejo o porquê de não aproveitá-lo", afirmou Tagliavini. "A adequação estará completamente de acordo com o que determina as normas técnicas e a legislação", ressaltou.
A partir da proposta apresentada pelo DER, a pavimentação da estrada municipal Yoneji Nakamura se torna ainda mais importante. A via, que atualmente é de terra, passará a receber todo fluxo de veículos. A estrada municipal passa ao lado e sob o retorno operacional. A separação da estrada do Taboão com a pista do retorno da Ayrton Senna é feita apenas por um guard rail.
O projeto executivo de asfaltamento e urbanização da estrada está em elaboração pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e, em seguida, será encaminhado ao DER. Após receber o documento, caberá ao departamento estadual autorizar a abertura da licitação para a contratação da empresa que fará a obra. O prazo informado pelo superintendente para a conclusão do projeto e para o lançamento do edital é de 90 dias.
O presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai (PR), disse que ele e os dois vereadores que também estavam na reunião, Antonio Lino (PSD) e Francimário Vieira (PR), o Farofa, irão solicitar que a Secretaria Municipal de Obras atualize e faça as adaptações necessárias ao projeto executivo da pavimentação da estrada municipal Yoneji Nakamura. "Vamos pedir para que o secretário Walter Zago faça as atualizações no projeto para que a estrada municipal tenha todas as condições necessárias para receber o fluxo de veículos do futuro acesso", disse.
"A pavimentação é uma obra feita por meio de uma parceria do DER com a prefeitura, então acredito que não haja grandes problemas na atualização do projeto executivo, mesmo que isso custe um período maior para a abertura da licitação", avaliou Sakai.
O presidente da Agestab, Osvaldo Baradel, comemorou a apresentação da proposta do DER. "O acesso nunca esteve tão perto", disse. "A adaptação do retorno operacional em um acesso é algo viável. Trata-se de uma obra menos complexa e bem mais barata", destacou.
"Faz 15 anos que estamos buscando a instalação deste acesso que fará do Taboão o distrito industrial mais importante da Região Metropolitana, e desta vez noto uma intenção real de construí-lo", afirmou.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos