Cidades
Publicada em 19/03/2019 - 21h37min

"Democracia e Saúde"

Itaquá realiza neste sábado a 6ª Conferência Municipal de Saúde

Evento é uma oportunidade para usuários e trabalhadores do setor apresentarem propostas à gestão municipal

Foto: Divulgação

Evento no Instituto Federal falará do direito à saúde
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde ,realizará neste sábado a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento é uma oportunidade para os usuários e trabalhadores do setor apresentarem propostas para a Gestão da Saúde Municipal. Na ocasião, serão eleitos ainda os Delegados que irão representar o município nas etapas Regional, Estadual e Nacional de conferências.
Com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", a 6ª Conferência Municipal será promovida no Instituto Federal de São Paulo, localizado na rua Primeiro de Maio, no bairro Estação, na sede de Itaquaquecetuba.
Este ano, serão abordados três eixos durante as discussões, sendo eles: "Saúde como direito"; "Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)"; e "Financiamento adequado e suficiente para o SUS".
Haverá ainda mais quatro sub eixos temáticos: "Atenção Básica e Assistência Farmacêutica"; "Assistência Especializada"; "Saúde dos Crônicos e das Pessoas com Deficiência"; e "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Recursos Humanos e Relações de Trabalho".
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kelly Gasparini, reforçou a importância da sexta edição do evento em Itaquaquecetuba. "É o momento de participação de todos com propostas para a gestão da saúde em níveis municipal, estadual e nacional", afirmou.
O secretário municipal de Saúde, William Harada, falou sobre a expectativa em relação às propostas que devem sair da conferência. "Em Itaquá, o objetivo tem sido melhorar as condições de trabalho dos profissionais, otimizar os serviços prestados à população, humanizar o atendimento e implantar ferramentas que auxiliem no desenvolvimento da gestão da Saúde no município", explicou.

Câmara de Arujá promove Conferência do Idoso

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso promovem a 2ª Conferência do Idoso de Arujá no dia 28, a partir das 8 horas, na Câmara de Vereadores, com o tema "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas"

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso promovem a 2ª Conferência do Idoso de Arujá no dia 28, a partir das 8 horas, na Câmara de Vereadores, com o tema "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas". Os interessados podem comparecer ao órgão, localizado na rua Rodrigues Alves 51, no centro.
Quatro eixos temáticos nortearão os debates e as propostas para a qualidade de vida da pessoa da terceira idade nos níveis municipal, regional, estadual e nacional: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Uma das missões da etapa municipal é também eleger delegados representantes da cidade para as conferências estadual, que ocorre em agosto, e federal, realizada em novembro. "Esperamos que o cidadão participe ativamente. As conferências são uma forma importante de profunda participação popular na tomada de decisões e implementação de políticas públicas", diz a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos