Cidades
Publicada em 24/04/2019 - 23h04min

Laços de amizade

Prefeito vai a Toyama, cidade irmã de Mogi

O vice-prefeito da cidade japonesa de Toyama, Massayoshi Imamoto, recebeu, na terça-feira passada, o prefeito Marcus Melo (PSDB), como parte da viagem em busca de novos investimentos para o município. Mogi das Cruzes e Toyama são cidades irmãs desde 1979 - completarão 40 anos de ligação no próximo dia 17 de agosto - e neste período desenvolveram várias ações em conjunto.
A mais recente foi o acordo de cooperação técnica que resultou na implantação do Programa Recicla Mogi, em operação desde 2012. Melo e a comitiva mogiana também visitaram a sede da Nachi, empresa que possui uma unidade produtiva no município.
Em 2012, antes do Recicla Mogi, a cidade reciclava 0,5% do lixo - hoje este índice subiu e atingiu 5%.
NGK
A comitiva mogiana, que conta ainda com os vereadores Mauro Araújo e Sadao Sakai, além de empresários locais, já esteve em Tóquio e em Nagoya, onde foi recebida pela direção da NGK. Na reunião com o presidente mundial da empresa, Shinichi Odo, e com os diretores Takeshi Kawai e Mikihiko Kato, a NGK confirmou os planos de ampliação e modernização da unidade produtiva de Mogi das Cruzes.
A estimativa é de que sejam investidos R$ 210 milhões na fábrica, com a geração de 200 empregos diretos e indiretos no período de três anos. Do Japão, a visita prossegue em direção a Bélgica, onde o prefeito participará de uma série de compromissos na cidade de Tournai. A viagem não tem custos para a Prefeitura - cada integrante da comitiva paga suas despesas.
Compartilhe

Video

Mais vistos