Cidades
Publicada em 25/04/2019 - 20h27min

Thamires Marcelino *
Trabalho preventivo

Polícia passa por capacitação para se aproximar de escolas

CPA/M12 promove simpósio para treinamento da polícia militar e guardas municipais em assuntos escolares

Foto: Divulgação

Evento apresentou modelo de treinamento para como agir em casos de bullying
O Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M12), de Mogi das Cruzes, promoveu ontem, no Tiro de Guerra, um simpósio para aproximar policiais militares das escolas e ajudar a prevenir acontecimentos como o recente crime na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, em 13 de março deste ano. O atentado, que deixou dez mortos e 11 feridos, teve autoria de dois ex-alunos. 
O evento de ontem apresentou um modelo de treinamento para os policiais militares e guardas civis municipais ampliarem o conhecimento sobre ações emergenciais em escolas, como por exemplo, em casos de bullying. 
Também foi realizada uma avaliação técnica sobre o ocorrido na Escola Estadual Professor Raul Brasil. Duas autoridades que estiveram presentes no local, no dia do crime, transmitiram medidas sobre a forma ideal de segurança que as escolas devem tomar em relação ao controle de acesso aos portões, uniformes, entre outros.
Em entrevista, o chefe da Divisão Operacional do CPA/M-12, Marcos Guillon, explicou o intuito do treinamento de PMs e GCMs. "Queremos que os policiais sejam conhecidos pelos alunos e que todos eles possam confiar e enxergar nas autoridades o modelo de segurança. Aqui no simpósio, os policiais estão recebendo direcionamento de como criarem uma relação mais próxima com os estudantes", contou.
Ainda segundo Guillon, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) precisa ter sua importância sempre relembrada. "É necessário garantir que todas as crianças e adolescentes tenham direito, principalmente, à educação e segurança. É preciso colocar isso em prática cotidianamente, para que jovens e crianças conheçam cada vez mais seus direitos", acrescentou.
A ação no Tiro de Guerra, que fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1000, no bairro Vila Mogilar, ocorrerá hoje novamente, das 8h30 às 12h45, abordando os principais assuntos sobre policiamento comunitário voltado às escolas, o ECA e o programa realizado pela Ronda Escolar.
*Texto supervisionado pelo editor.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos