Cidades
Publicada em 25/04/2019 - 20h29min

Procedimentos

Programa deve garantir melhor atendimento para as gestantes

Ação consistiu em informar aos servidores da pasta da Saúde sobre implantação do novo protocolo padronizado

Foto: Fernanda Moraes / DeCom Ferraz

Evento de lançamento ocorreu ontem, no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, localizado na Vila Romanópolis
A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoveu na manhã de ontem o lançamento do "Protocolo da Rede Cegonha" do município. A ação consistiu em informar aos servidores da pasta sobre a implantação do protocolo, que deverá garantir um atendimento mais completo para as gestantes e puérperas. O evento ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. 
Na oportunidade, os médicos, enfermeiros e demais funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ferraz puderam aprender mais com a médica ginecologista e obstetra, Ana Cristina Dias Accarini, que falou sobre pré-natal de baixo e alto risco, e com o médico infectologista, Marcelo Ossamu Maki, que ministrou sobre a importância da realização de testes rápidos durante a gravidez.
Ainda de acordo com a programação, houve a palestra do médico, também, ginecologista, Marco Antônio Nunes, que explicou sobre planejamento familiar e indicação para laqueadura, e para finalizar, a coordenadora da Atenção Básica da rede municipal de saúde, Raquel Santos, explanou sobre o Protocolo da Rede Cegonha.
Segundo Raquel Santos, as normas constantes no documento já eram praticadas na rede, mas nem todas da mesma forma. O Protocolo vem para padronizar os atendimentos. "Toda as Unidades vão tratar das gestantes de maneira integral, proporcionando que os postos de saúde falem a mesma língua, até em relação ao que o Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e a Vigilância Sanitária pedem", destacou Raquel.
O titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli, ressalta alguns dos itens presentes no Protocolo e a importância de sua efetiva implantação. "Dessa forma vamos garantir, por exemplo, o direito de seis ou mais consultas para ferrazense grávida, o pré-natal completo, a visita à maternidade, a primeira consulta da criança ao pediatra, entre outros procedimentos. Com o documento, a gente consegue otimizar o trabalho e oferecer o melhor atendimento possível para as gestantes de nossa cidade, assim como pede o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta", finalizou o secretário Priuli.
Ferraz atende de 50 a 200 gestantes por mês em cada UBS. O próximo encontro para monitorar a implantação do Protocolo está previsto para junho.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos