Cidades
Publicada em 27/04/2019 - 20h21min

Lilian Pereira
Reforço na educação

Curso da GCM nas escolas terá início na 2ª quinzena de maio

Projeto 'Anjos da Guarda' será voltado para a quarta série do ensino fundamental e abordará temas sociais

Foto: Divulgação

Segundo coronel Sales, profissionais da segurança já passaram por treinamento
Os estudantes da quarta série do ensino fundamental das escolas municipais de Mogi das Cruzes vão receber, na primeira quinzena de maio, o projeto Anjos da Guarda, curso que contará com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM), que vai conversar com os alunos sobre questões emocionais, sociais e bullying. 
Segundo o secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, o coronel Sales, a fase atual é de finalização das apostilas que serão distribuídas aos alunos para serem utilizadas durante o curso. Além de uma cartilha física, a prefeitura estuda levar as atividades de forma digital, já que as instituições municipais trabalham com tablets durante as aulas.
O projeto, que também visa levar aos alunos orientação sobre segurança e combate às drogas, é uma parceria das pastas da Segurança e Educação e contempla todas as escolas municipais. Para tal, de quatro a oito guardas municipais participarão do "Anjos da Guarda". "Os guardas passaram por cursos e especializações, assim como oratória, pois é importante que utilizem uma linguagem que os alunos entendam e que faça parte do universo do professor", explicou Sales.
Em março, o prefeito Marcus Melo (PSDB) e a secretária de Educação, Juliana Guedes, já haviam divulgado sobre o programa. À época, a expectativa era que fosse lançado em abril, no entanto, conforme o chefe da pasta de Segurança, o lançamento ocorrerá até a o fim da segunda semana de maio. "Todas as crianças da quarta série das escolas municipais serão atendidas e vamos levar temas para intensificar o trabalho de segurança, falar de postura dentro da residência, de ambiente familiar e até mesmo sobre como os pais devem coibir os maus hábitos", detalhou Sales.
Espelho
O "Anjos da Guarda" é inspirado no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que também atua nas instituições de ensino da cidade, no entanto, como não são todas as escolas que recebem o Proerd, o prefeito Melo decidiu criar o "Anjos da Guarda" para ampliar o debate com os alunos. "É um projeto que estamos desenvolvendo em parceria com a Educação e com a GCM. Pedi para que fosse desenvolvido algo nesse sentido, com a preocupação de preparar nossos alunos sobre temas de segurança e drogas", afirmou o prefeito, no final do mês passado, durante o lançamento do projeto.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos