POP TV
Publicada em 01/06/2019 - 16h39min

Estadão Conteúdo
Homenagem

Exposição no Shopping Eldorado resgata os 50 anos da TV Cultura

De Roda Viva a Vila Sésamo, passando por Viola Minha Viola e Repórter Eco, a TV Cultura produziu, nas últimas décadas, programas que perduraram na TV e acompanharam mais de uma geração. Contar a história do canal, que completou 50 anos em 2018, é a missão da exposição "Entra Que Lá Vem História", em cartaz no Shopping Eldorado, em Pinheiros.
Com curadoria do ator, escritor e roteirista Flavio de Souza, cocriador do Castelo Rá-Tim-Bum e 'pai' do Mundo da Lua, a mostra se organiza em 40 ambientes que homenageiam mais de 50 programas da Cultura. Para isso, são utilizados figurinos e objetos originais dos programas, reproduções de cenários e até sonoras extraídas do canal.  "Tentamos contemplar todos os tipos de programas que tivemos e, dentro de cada tipo, exibir os mais relevantes - seja do ponto de vista artístico, do pioneirismo ou de audiência", explica Flavio de Souza. Como exemplo, cita o jornalístico Vox Populi. "Foi o primeiro programa do Brasil que permitiu ao público fazer perguntas", diz.
Os programas educativos também estão entre os destaques da exposição. Inglês com Música e Vestibulando, que tinha objetivo de preparar jovens para processos seletivos, são algumas das atrações. Na seção de dramaturgia, a exposição recorda clássicos como Contos da Meia Noite e Persona em Foco, destacando participações de Fernanda Montenegro, Aguinaldo Silva e Antônio Abujamra.
Nem tudo na exposição é sobre o passado. Além dos programas que marcaram época e continuam sendo transmitidos, novos títulos também são homenageados em Entra Que Lá Vem História. A série Pedro e Bianca, vencedora do Emmy Kids de 2014, e Cultura Livre, de 2011, mostram uma emissora que procura se manter atual.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos