Cidades
Publicada em 11/06/2019 - 23h34min

condemat na china

Parceria pretende estimular o desenvolvimento econômico

Aliança do Alto Tietê com o município de Lianyungang ocorreu ontem; representantes retornam ao Brasil amanhã

Foto: Mara Flores

Presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi, cumprimenta Fang Wei, prefeito de Lianyungang, durante solenidade
Na reta final da viagem à China, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), oficializou ontem uma parceria entre a região e Lianyungang, cidade portuária do Estado de Henan, com mais de cinco milhões de habitantes e principal aposta do governo local para promover a economia aberta.
A ligação entre Lianyungang e o Alto Tietê se dará principalmente por meio da futura relação de cidade-irmã com Guarulhos, que abriga o principal aeroporto internacional da América Latina. "Guarulhos será a porta de entrada dessa importante parceria de Lianyungang com o Alto Tietê. As duas cidades possuem características compatíveis e essa união vai gerar novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e cultural na região", ressaltou  Ashiuchi ao entregar ao prefeito de Lianyungang, Fang Wei, um ofício do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSB), no qual destaca as características da cidade e expressa o desejo da parceria. A entrega ocorreu em cerimônia com diversas autoridades do governo chinês e presença dos representantes das prefeituras e Câmaras de Vereadores do Alto Tietê, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e empresários.
Localizada na região costeira da China, próxima do Japão e Coreia do Sul, Lianyungang é uma importante zona de processamento de exportação, com economia em ascensão e infraestrutura diferenciada, com um projeto de integração de todos os modais de transportes. Tem 300 mil hectares de área industrial, com vocação principal na petroquímica, ferro e aço. Também é grande produtora agrícola e tem nas relações bilaterais uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo. "O Estado de São Paulo desempenha um importante papel na ampliação da cooperação da China e outros países. Atualmente, o Brasil é uma das maiores fontes de bens importados nos portos da nossa cidade e esse relacionamento amigável será um novo ponto de partida para ampliar a cooperação e o intercâmbio", declarou o prefeito Fang Wei, ao citar que o Brasil tem uma cultura latino-americana diversificada, assim como Lianyungang é a cidade natal de Monkey King, famoso jogo de videogame, e berço da cultura Westworld.
Convidada da Câmara Geral de Empresários Chineses no Brasil, a comitiva do Alto Tietê chegou na China no dia 4 e desde então tem cumprido uma extensa agenda de visitas empresariais e reuniões com representantes do governo oriental. O grupo regressa ao Brasil amanhã.
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos