Cidades
Publicada em 11/06/2019 - 23h39min

WhatsApp e Facebook

Ouvidoria abre novos canais à população

Os mogianos que quiserem fazer solicitações na Ouvidoria Municipal possuem agora duas novas ferramentas de comunicação: um número de WhatsApp (97133-1999) e uma página no Facebook (Ouvidoria de Mogi das Cruzes)

Foto: Ney Sarmento/PMMC

Canais digitais ampliam gama de opção dos mogianos
Os mogianos que quiserem fazer solicitações na Ouvidoria Municipal possuem agora duas novas ferramentas de comunicação: um número de WhatsApp (97133-1999) e uma página no Facebook (Ouvidoria de Mogi das Cruzes). É possível abrir pedidos pelas duas plataformas, que se unem ao aplicado eOuve (disponível para Android e iOS) - já em funcionamento e que permite aos cidadãos terem acesso à Ouvidoria pelo celular.
O ouvidor geral e chefe de Gabinete, Romildo Campello, explica que a inclusão do WhatsApp e do Facebook complementa a oferta de canais de comunicação aos cidadãos, ao lado do tradicional telefone 156. "Hoje em dia as pessoas fazem várias tarefas do cotidiano pelo celular e com o apoio das redes sociais, como o Facebook. É fundamental que a Ouvidoria esteja presente também nestes espaços virtuais", diz.
Pelo WhatsApp, basta o cidadão adicionar o número 97133-1999 e incluir a Ouvidoria entre seus contatos. Logo abaixo do ícone aparecem as informações sobre como registrar as solicitações: basta informar o nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail (se houver). Também é necessário passar o endereço do local reclamado e fazer uma descrição da ocorrência. Caso a pessoa deseje, é possível solicitar o sigilo das informações passadas à Ouvidoria.
O mesmo acontece com o Facebook. Na página 'Ouvidoria de Mogi das Cruzes', o internauta recebe informações sobre o serviço. Da mesma forma que pelo WhatsApp, é possível registrar solicitações fornecendo os dados pessoais e utilizando mensagens privadas. Quase 800 pessoas já curtiram a página da Ouvidoria no Facebook, mas o objetivo é que este número aumente significativamente com a divulgação do endereço.
O eOuve já tem seu funcionamento consolidado. Lançado em abril deste ano, pode ser baixado pelas plataformas Android e Apple. O aplicativo oferece a possibilidade de registrar a demanda e acompanhar seu andamento. Quando o pedido é solucionado, a pessoa recebe uma notificação e ainda pode analisar como foi a qualidade do atendimento.
Campello lembra que a Ouvidoria mogiana funciona essencialmente como um canal de entrada de solicitação de serviços - agora com mais canais digitais. Essa realidade exige a adoção de soluções por parte da prefeitura, e, por outro lado, também permite a formação de um Banco de Dados sobre as demandas e carências do município, que é utilizado como uma valiosa ferramenta de planejamento. Somente em maio, a Ouvidoria mogiana recebeu 1.951 solicitações feitas pela população.
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