Opinião
Publicada em 12/06/2019 - 00h48min

Raul Rodrigues

Acontecências ao sabor da hora

Todo império fundado pelas armas só consegue se sustentar pelas armas; todo governo corrupto só se sustenta pela corrupção. Assim, ao desprezo de qualquer heroísmo: feliz o povo cuja história, de tão linear, que só se lê com aborrecimento. Tendo sempre em mente que a injustiça que se faz a um, inclui a ameaça, que se faz a todos, viu PT e políticos da base.
Assim, sutileza em termos de pensamento consiste em descobrir semelhanças entre coisas diferentes e diferenças entre coisas semelhantes. Sem insinuar nada: a última função da razão é reconhecer que há uma infinidade de coisas que ela própria desconhece, sem pretender invocar a oportunista humildade!
Longe de, com isso, pretender descartar que há três métodos para se ganhar sabedoria: primeiro, pela reflexão, o mais nobre de todos; segundo, pela imitação, o mais cômodo e fácil e o terceiro, pela experiência, o mais amargo e desconfortável.
É mais difícil transferir à descendência nossos conhecimentos que nossas paixões. Em relação a estas, quando se busca com energia os meios de nos fazermos temidos, o que sempre resulta são os mesmos meios de nos tornarmos odiados. Já que a verdade de uma circunstância, pode ser o erro em outra.
Ao se substituir pensamentos, sentimentos e comportamentos negativos, por atitudes positivas e responsáveis com base nos princípios da aceitação, do amor, da gratidão, da responsabilidade e da verdade, conquista-se formas de estar, sentir e pensar mais equilibradas e saudáveis. Mesmo perante toda essa movimentação de uma política para lá de corrupta, lembrar: o que não serve para o enxame não serve para a abelha.
Apenas para confirmar que sou tão cego que não sei quando devo chorar ou quando devo me rejubilar: quase sempre o que tenho são apenas meras tristezas ou meros júbilos, para o devido equilíbrio. O compromisso com a verdade é a promessa básica da integridade do ser humano.
Compartilhe

Video

Mais vistos