Cidades
Publicada em 10/07/2019 - 22h23min

Saúde

Ferraz recebe Castra Móvel após repasse de deputado

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, entregou ontem, à Secretaria Municipal de Saúde, um Castra Móvel

Foto: Aurélio Alves/DeCom Ferraz

Veículo deverá estar em funcionamento em dois meses
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, entregou ontem, à Secretaria Municipal de Saúde, um Castra Móvel. O equipamento, que deverá agilizar os atendimento de castração no município, foi resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar (PP). "Na verdade nós já estávamos há algum tempo tentando pleitear um Castra Móvel e a vinda dele para a cidade é uma vitória. Nossa intenção é ampliar o serviço de castração em Ferraz e com o veículo vamos poder ir até os bairros para castrar os animais de quem não tem como se locomover", afirmou Zé Biruta.
De acordo com a prefeitura, o Castra Móvel deve estar em pleno funcionamento em até dois meses, isto porque ainda é necessária a contratação ou terceirização de pessoal e materiais para o procedimento. Antes, a castração em Ferraz era feita de forma terceirizada.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Karina Rente Isidoro, o equipamento traz não só agilidade no andamento da fila dos mais de dois mil animais cadastrados para o procedimento, mas também economia ao município. "A gente têm feito uma média de 50 castrações por mês e agora com este novo aparato, há a intensão de aumentar este número mensal. Além disso, a cada dois meses a gente gastava aproximadamente R$ 15 mil com a contratação destes serviços, o que agora trará menos gastos ao tesouro municipal", disse Karina.
O titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, destacou a importância do veículo para a cidade. "Com o Castra Móvel, conseguimos ter um maior controle da população animal. Para a Divisão e Controle de Zoonoses, é uma ferramenta imprescindível", ressaltou.
 
Compartilhe
Comentários
Comentar

Video

Mais vistos